Menu
in

De olho em 2024, WEC analisa expansão do grid

A ideia surgiu após aumento de inscrições na Hypercar e desejo de espaço para fabricantes na nova categoria LMGT3

wec

Divulgação/ Twitter FIA

A inscrição para o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) pode expandir para até 40 carros em 2024. O intuito de aumentar o número de carros em relação aos 36 aceitos para a série deste ano é uma resposta ao aumento de inscrições na classe Hypercar e ao desejo de abrir espaço para múltiplos fabricantes na nova categoria LMGT3, que substituirá a GTE Am na próxima temporada.

Há uma expectativa de que haja mais de 20 carros na classe Hypercar, com a chegada da BMW, Alpine, Lamborghini e Isotta Fraschini na série, além de potencialmente um carro extra da Cadillac e dois da Porsche por meio de seus clientes.

O Automobile Club de l’Ouest e a FIA, que administram conjuntamente a série, parecem precisar de um mínimo de 16 vagas no grid para LMGT3, a fim de acomodar oito fabricantes, cada um com dois carros.

O presidente do ACO, Pierre Fillon, descreveu as tentativas de acomodar mais do que os 36 carros aceitos este ano como um trabalho em andamento.

“Estamos limitados pelo número de garagens em algumas pistas. Portanto, estamos trabalhando para ver o que podemos fazer, mas poderíamos ter 40 carros”, disse.

Questionado se o ACO e a FIA estavam considerando pedir às equipes de LMGT3 que operassem seus dois carros a partir de uma única área de boxes, Fillon respondeu que “estamos analisando todas as soluções, pois o diabo está nos detalhes”. Ademais, Fillon revelou que os planos poderiam ser confirmados esta semana em uma reunião da Comissão de Endurance da FIA.

“No momento, estamos tentando entender o que isso significa”, disse Tom Ferrier, cuja equipe TF Sport competirá com o novo Chevrolet Corvette Z06 GT3.R na WEC no próximo ano.

“Por exemplo, isso significa que os dois carros compartilharão um ponto de abastecimento ou terão um para cada um? Obviamente, preferiríamos não fazê-lo, mas entendemos por que está sendo discutido e teríamos que aceitar algo em prol do campeonato”, explicou.

A inscrição para o campeonato deste ano listava 37 carros em sua publicação no início do ano, mas o Porsche 911 RSR da equipe alemã Proton na classe GTE Am #88 e o LMDh #99 963 eram efetivamente uma única inscrição.

A FIA e o ACO afirmaram que a prioridade em LMGT3 será dada aos fabricantes também envolvidos na classe Hypercar, o que significa que Ferrari, Porsche, BMW e Lamborghini, assim como Lexus e Chevrolet, têm vagas mais ou menos garantidas.

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Atua como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escreve notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhou na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Leave a Reply

Sair da versão mobile