A Lamborghini completou 1.500 km ao longo de seu primeiro teste completo em Ímola na semana passada. O modelo SC63 começou o teste na quinta-feira, quando foi visto em ação por repórteres do site Motorsport.com e continuou os testes na sexta-feira com, tendo na pilotagem Andrea Caldarelli, Mirko Bortolotti e Daniil Kvyat.
Foi o segundo teste de um carro que começará a correr em 2024 após passar por novas vistorias em Vallelunga no início deste mês. O carro foi comandaddo do departamento interno de automobilismo da Lamborghini Squadra Corse e da equipe Iron Lynx, que colocará o carro em competição no WEC e nas corridas de longa distância da IMSA no próximo ano.
Um comunicado da Lamborghini apontou que o foco do teste em Ímola estava na calibragem e na aquisição de dados. Isso incluiu o desenvolvimento de pista do V8 biturbo desenvolvido pela Squadra Corse para o SC63. Mais testes estão planejados no Circuito Paul Ricarde, em Marselha, na França, e depois em Spa-Francorchamps, no resto de agosto.
A Lamborghini planeja levar o programa de testes para os Estados Unidos em setembro, quando o segundo chassi entrar em operação. O Lamborghini SC63 está programado para fazer sua estreia na corrida de abertura do WEC no Catar no início de março.
Lamborghini definiu planejamento para 2024
A Lamborghini não espera participar das primeiras cinco corridas da Endurance Cup do ano que vem. Isso significa que sua estreia nos Estados Unidos será nas 12 Horas de Sebring, duas semanas depois do Catar.
Até agora, quatro pilotos foram anunciados para o programa duplo da equipe. Romain Grosjean esteve ausente do teste de Ímola na semana passada porque estava competindo pela Andretti na Formula Indy.
A Lamborghini, porém, revelou no lançamento do modelo SC63, no Goodwood Festival of Speed, em julho, que já havia preenchido as duas vagas restantes. Um desses pilotos seria a estrela do Mercedes GT, Raffaele Marciello, mas agora também se espera que ele se una à BMW para seu programa LMDh com o V8 híbrido a partir de 2024, o que vai aumentar as especulações sobre o mercado de pilotos.