Menu
in

Romain Dumas volta às 24 Horas de Daytona para pilotar a Proton Porsche

Piloto experiente, Romain Dumas volta à corrida após um hiato de mais de quatro anos longe da competição de presença no Rally

romain dumas

Divulgação / Red Bull / Porsche

Romain Dumas vai voltar às 24 Horas de Daytona, o que não disputa desde 2019, para dirigir o Porsche 963 da Proton Competition, no final deste mês. Dumas, que ficou sem vaga após a saída da equipe Glickenhaus, do WEC (Campeonato Mundial de Endurance), vai dividir a única vaga de sua nova equipe com Neel Jani, Gianmaria Burni e Alessio Picariello, na rodada do IMSA SportsCar Championship em 27 de janeiro.

Jani e Burni foram revelados como pilotos da Proton Porsche na publicação da lista de inscritos em novembro, enquanto Picariello é outra novidade à formação da equipe. O anúncio reúne ainda o próprio Romain Dumas com a Porsche. O piloto de 46 anos conquistou a segunda de suas duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans com a mesma Porsche em Stuttgart, em 2016.

A novidade marca a volta de Romain Dumas após o hiato de quatro anos, com sua última participação competitiva em 2019 sendo em um Nissan DPi, com Jon Bennett, Colin Braun e Loic Duval, rendendo um quarto lugar.

Dumas está atualmente competindo no Rally Dakar em uma Toyota Hilux inscrita pela Rebellion Racing, e foi classificado provisoriamente em 32º no final da quarta etapa na terça-feira (9).

Picariello, por sua vez, dá o passo para protótipos de máquinas de alto nível depois de vencer o título da classe GTE, na European Le Mans Series (ELMS), com a Proton Porsche no ano passado. Esta seria sua segunda participação no endurance de Daytona depois de sua estreia em 2022 com a Porsche 911 GT3 R, da WeatherTech Racing na classe GTD.

Além de Romain Dumas, Proton terá outra novidade

Além da entrada de Romain Dumas, a Proton também estará presente na divisão GTD com um único exemplar do Ford Mustang GT3. Ryan Hardwick, que fez parte da formação GTE que conquistou o título na ELMS, o novo contratado de fábrica, Dennis Olsen, o piloto italiano Giammarco Levorato e o ex-piloto da Paul Miller Racing, Corey Lewis, foram revelados como as quatro contratações da equipe.

A Proton também anunciou que o Ford Mustang agora vai participar de toda a temporada IMSA com Levorato e Lewis, tendo originalmente planejado disputar apenas a abertura de Daytona.

Hardwick se juntará à equipe nas quatro corridas restantes da Michelin Endurance Cup.

“Para ter sucesso em Daytona, você precisa de um carro perfeitamente preparado, pilotos rápidos e uma equipe forte. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhámos arduamente para criar as melhores condições possíveis para um início de sucesso no novo ano do automobilismo”, disse o proprietário da equipe, Christian Ried.

A Proton venceu as 24 Horas de Daytona do ano passado na classe LMP2, com um Oreca 07, pilotado por Bruni, James Allen, Francesco Pizzi e Fred Poordad, mas não estará presente na divisão secundária de protótipos este ano.

Escrito por Matheus Camargo

Leave a Reply

Sair da versão mobile