A Toyota garante que não está “muito entusiasmada” com a competitividade do seu GR010 HYBRID Le Mans Hypercar no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) mesmo após a vitória em Imola no domingo.
David Floury, diretor técnico da Toyota Gazoo Racing Europe, fez a afirmação depois que Kamui Kobayashi, Nyck de Vries e Mike Conway conquistaram a vitória nas 6 Horas de Imola. Os japoneses confessam que isso ocorreu em parte porque a Ferrari cometeu dois erros estratégicos importantes.
A Ferrari esteve na liderança por quase quatro horas na corrida de domingo, antes de adiar a mudança dos pneus slicks para pneus de chuva nos carros de fábrica e no cliente ou satélite AF Corse quando começou a chover. A fabricante italiana admitiu ter cometido erros táticos após a corrida, dizendo que interpretou mal a previsão do tempo.
Também revelou que um plano para dividir as suas estratégias nos dois carros de fábrica não foi executado como resultado do que descreveu como um problema de comunicação. A vitória da Toyota no domingo segue-se a um desempenho decepcionante na abertura da temporada do Qatar 1812Km WEC, em março, na qual obteve como melhor resultado o quinto lugar, uma volta atrás da vencedora Porsche Penske Motorsport.
Aspas de David Floury, diretor Toyota
“Não acho que devamos ficar muito entusiasmados porque foi uma corrida decidida pela escolha dos pneus, não pelo ritmo puro. Se você olhar para o ritmo puro na volta mais rápida, a Ferrari é quatro décimos mais rápida que nós. Vencemos sem sermos os mais rápidos, então foi vencido pela estratégia e execução da equipe.”
“Quando começámos o último trecho estávamos a coçar um pouco a cabeça, a pensar como iríamos conseguir. Kamui fez um trabalho fantástico ao poupar energia enquanto permanecia na frente. Fizemos o trabalho hoje: a equipe fez uma execução perfeita e Kamui foi brilhante no final.”