Menu
in

Valentino Rossi acerta com a BMW e disputará WEC em 2024

Valentino Rossi estará se aventurando pelas pistas do Mundial de Endurance a partir de 2024 e terá uma passagem por Interlagos garantida

Valentino Rossi

Divulgação/Yamaha

A lenda das corridas de motovelocidade, Valentino Rossi, disputará a nova categoria LMGT3 do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) com a BMW em 2024.

O heptacampeão de MotoGP e piloto de fábrica da BMW foi nomeado para um dos dois M4 GT3 a serem comandados pela equipe belga do WRT, que foi confirmada como representante da fabricante alemão na nova classe com a publicação da inscrição no WEC de 2024 nesta segunda-feira (27).

Com isso, o experiente piloto de 44 anos muda-se para o WEC depois de duas temporadas completas de corridas de automóveis com o WRT no GT World Challenge Europe em 2022-23, primeiro num Audi R8 LMS GT3 Evo e depois no M4. Rossi não escondeu o seu desejo de correr no WEC e na sua prova central, as 24 Horas de Le Mans, ao longo desta temporada e participou na corrida de apoio Road to Le Mans em Junho.


“Estou muito entusiasmado por competir no WEC. É o próximo passo para mim participar num campeonato mundial, não só na Europa, mas correr novamente a nível mundial.”


Entrada de Valentino Rossi no WEC foi facilitada

Seu caminho para a escalação do WRT WEC foi facilitado pelo rebaixamento do status de ouro para prata no sistema de categorização de pilotos da FIA. A classe LMGT3, assim como a classe GTE Am que ela substituiu, permite apenas um profissional completo, um piloto com classificação platina ou ouro. Pelo menos um bronze é obrigatório e o terceiro piloto normalmente é prata.

Rossi e o companheiro de equipe classificado como bronze provavelmente serão acompanhados por um piloto de fábrica da BMW no WRT BMW. O piloto de longa data da BMW, Augusto Farfus, classificado como platina, é o único piloto indicado no carro irmão. A BMW é um dos nove fabricantes, cada um com dois carros, que estará representado no LMGT3 no WEC do próximo ano. A ela se juntarão Ferrari, Porsche, Chevrolet, Aston Martin, Lamborghini, Ford, McLaren e Lexus.

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Leave a Reply

Sair da versão mobile