A proibição de aquecedores de pneus no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) permanecerá para os pontos duplos do próximo ano das 24 horas de Le Mans, em junho.
Uma repetição da inversão de marcha deste ano para Le Mans levantar a nova regra do WEC de 2023 que proíbe a pré-aquecimento dos pneus antes de serem colocados no carro em discussão, revelou o chefe da franquia Frederic Lequien no final do mês passado. Mas agora foi confirmado que ele permanecerá em vigor com a publicação dos regulamentos suplementares para o enduro francês.
O texto dos regulamentos extras, que refletem a natureza única de Le Mans e o Long Circuit de la Sarthe, agora representa o mesmo que os regulamentos esportivos para o WEC. Nenhum comentário foi publicado do Organizador Le Mans, o Automobile Club de L’Ouest, que também administra a categoria junto com a FIA.
A regra se mostrou controversa de sua introdução no início de 2023. Foi então colocada em foco na rodada pré-Le Mans na etapa de Spa em abril, quando a ausência de aquecedores de pneus foi considerada um fator que contribui em uma série de acidentes em Cool condições ambientais ao longo do evento.
A decisão da regra do WEC permanecer em vigor por sua corrida de peça central foi recebida com o apoio das equipes. Muitos haviam expressado em particular o desejo de uma regra consistente ao longo da temporada. A publicação dos regulamentos suplementares do Le Mans revelou que as regras revisadas de carros de segurança introduzidos para o Le Mans em 2023 foram aprimorados para a próxima temporada.
Aspas de Frederic Lequien, chefe do WEC
“Le Mans é muito específico por causa dos diferenciais de temperatura [entre dia e noite], também as diferentes categorias e também as diferenças na habilidade do motorista. Quando você sai do Pitlane às três da noite e as temperaturas são bastante baixas, é factível, mas os motoristas precisam se adaptar a isso e, para isso, precisamos de tempo. No momento, a decisão não é tomada para Le Mans: precisamos discuti-la repetidamente para garantir que seja factível.”