Yifei Ye fechou com a Ferrari como piloto de fábrica para 2024, antes do esperado programa de hipercarros do Campeonato Mundial de Endurance, o WEC, com a AF Corse.
A notícia vai de encontro ao anúncio da semana passada, de que o chinês deixou a equipe da Porsche. Mais recentemente, ele dirigiu um Porsche 963 LMDh, inscrito pela marca alemã Jota, na classe Hypercar do WEC este ano, mas não foi incluído na linha ampliada de dois carros da marca britânica para 2024.
Os planos exatos de Yifei Ye para a próxima temporada serão revelados pela Ferrari posteriormente, mas é provável que ele pilote o terceiro 449P LMH em campo pela AF Corse em 2024.
Isso faria o piloto se juntar novamente ao ex-piloto de Fórmula 1, Robert Kubica, com os dois já tendo vencido a European Le Mans Series (ELMS), de 2021, junto com Louis Deletraz. Não há vagas disponíveis na lista LMH de fábrica da Ferrari, com a fabricante italiana esperando continuar com os mesmos seis pilotos em seus dois carros
Yifei Ye fará parte da equipe Ferrari em 2024
Até agora, Kubica foi o único piloto anunciado pela AF Corse, que também opera a equipe de fábrica da Ferrari LMH, para a temporada de 2024. Ye e Robert Shwartzman, que testaram a Ferrari LMH no teste de estreia no Bahrein no mês passado, devem completar a linha do próximo ano.
Antonello Coletta, chefe global de Endurance, elogiou a chegada do piloto chinês à empresa.
“É um prazer receber Yifei Ye na Ferrari, um piloto que apesar da sua tenra idade conseguiu emergir como um dos mais rápidos no Campeonato Mundial de Endurance”, disse Coletta, que seguiu.
“Excelentes resultados se destacam na carreira de Yifei nas corridas de resistência: a partir deste ponto de partida, estamos confiantes de que podemos construir um caminho positivo juntos dentro da família Prancing Horse”
O piloto chinês mostrou emoção com o acordo fechado com a escuderia italiana.
“Quando soube que seria piloto oficial da Ferrari, fiquei emocionado. Para mim, isso é a realização de um sonho. A abertura deste novo capítulo esportivo com a empresa é definitivamente um marco na minha carreira.”