Menu
in

5 acidentes que marcaram a carreira de Lewis Hamilton

Lewis Hamilton já protagonizou acidentes marcantes ao longo de sua tragetória como piloto de Fórmula 1; relembre alguns deles

Lewis Hamilton, acidentes

Reprodução/F1

Lewis Hamilton já está no hall da fama da Fórmula 1 pela história vitoriosa que construiu na categoria ao longo mais de 15 anos. Heptacampeão, o britânico é o piloto com mais títulos na história da F1 até o momento, ao lado do alemão Michael Schumacher. E agora de contrato renovado com a Mercedes até o fim de 2025, o dono do carro #44 terá mais tempo para quebrar novos recordes. E talvez protagonizar alguns acidentes também, ossos do ofício da carreira de qualquer piloto.

Ao longo de sua carreira da Fórmula 1, Hamilton já esteve envolvido em alguns acidentes impressionantes e que com certeza marcaram a tragetória do piloto. Como o que aconteceu na batida com Max Verstappen no GP da Itália em 2021. Na ocasião, por muito pouco o pneu do carro do holandês não acertou em cheio a cabeça de Hamilton. O veterano da Mercedes ficou apenas com dores no pescoço após o choque graças ao halo, que ajudou a evitar algo mais grave.

“Honestamente me sinto abençoado hoje. Graças a Deus pelo halo, pois, no fim das contas, salvou meu pescoço. Acho que nunca fui atingido na cabeça por um carro antes, o que me deixou um pouco assustado, porque não sei se viram nas imagens, mas minha cabeça foi muito para a frente. E eu estou no automobilismo há muito tempo, então muito grato por ainda estar aqui”, comentou Hamilton na época.

Leia mais:

+ 5 pilotos que deram a ‘volta por cima’ até chegarem à Fórmula 1

Esse, obviamente, não é o único e também não foi o último incidente de Hamilton na Fórmula 1. E o Naspistas listou alguns dos mais impressionantes envolvendo o piloto britânico.

Veja cinco acidentes que marcaram a carreira de Lewis Hamilton:

Classificação do GP da Europa (2007)

Em sua temporada de estreia na Fórmula 1, Lewis Hamilton protagonizou um acidente impressionante durante a classificação para o GP da Europa, em Nurburgring, Alemanha. 

A batida aconteceu quando o piloto executava uma curva de alta velocidade. Ele teve problema em uma das rodas dianteira e acabou perdendo o controle do carro. Com o impacto da batida, o carro chegou a sair do chão.

E uma cena marcante logo após o acidente é o gesto de Hamilton movimentando as pernas ainda dentro do carro. A intenção foi verificar se não havia nenhum dano mais grave, como fratura.

GP do Canadá (2008)

Na temporada em que foi campeão da F1 pela primeira vez, Hamilton também protagonizou um incidente nas pistas. Desta vez, porém, sem tanto impacto. O caso aconteceu durante o GP do Canadá.

A batida aconteceu no momento em que Kimi Raikkonen estava saíndo dos boxes, mas foi surpreendido com o fechamento do pitlane. Nesse momento, o finlandês precisou parar o carro. Hamilton, quer vinha logo atrás, não percebeu o movimento e acabou acertando a traseira do então piloto da Ferrari. E depois, inclusive, ainda foi tocado por Nico Rosberg, que não conseguiu frear a tempo de evitar a colisão. 

Tanto Raikkonen, como o próprio Hamilton, precisaram abandonar a corrida. E curiosamente, o vencedor da prova foi o polonês Robert Kubica, que estava ao lado do filandês no momento da saída dos boxes.

GP da Bélgica (2011)

Em 2011, o acidente de Lewis Hamilton foi com o japonês Kamui Kobayashi durante o GP da Bélgica, no Circuito de Spa-Francorchamps. No momento da colisão, o piloto britânico estava na curva kemmel, considerada uma das mais rápidas do calendário da F1. Hamilton teve a traseira do carro tocada por Kobayashi e perdeu o controle do carro e acabou batendo o carro fora da pistas.

Sem ter muito o que fazer. Hamilton precisou abandonar a corrida. Curiosamente, o heptacampeão acumula nada menos que cinco abandonos em Spa-Francorchamps até o momento: 2009, 2011, 2012, 2014 e 2022.

GP da Bélgica (2012)

Lembra que mencionamos que Hamilton já soma cinco abandonos em GPs disputados na Bélgica. Em 2012, ele abandonou logo na largada após se envolver em um choque com Romain Grosjean, então piloto da Lotus.

Largando ao lado de Hamilton, Grosjean tentou espremer o dono do carro #44 do lado interno da reta. O movimento do francês resultou em uma batida coletiva, provocando outros dois abandonos além dos principais envolvidos. Nisso, sobrou também para Fernando Alonso e Sergio Pérez.

GP da Itália (2021)

Hamilton e Max Verstappen disputaram o título da temporada de 2021 até a última corrida, em Abu Dhabi. A disputa e a rivalidade acirrada entre eles provocou um dos acidentes mais impressionantes da história recente da categoria. 

+ Empresa lança relógio de milhões com a marca de Lewis Hamilton; saiba mais

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile