Menu
in

5 pilotos com futuro ainda indefinido para 2024 na Fórmula 1

Lewis Hamilton não é único piloto com futuro indefinido na Fórmula 1, e a reta final da atual temporada promete ser determinante

Fórmula 1, Lewis Hamilton

Reprodução/Twitter Mercedes

A temporada da Fórmula 1 irá voltar as férias de primavera com o GP da Holanda em 27 de agosto. A segunda metade da temporada promete ser importante para definir o futuro de alguns pilotos do grid atual.

O caso mais emblemático é o do multicampeão Lewis Hamilton, que ainda não renovou seu contrato com a Mercedes. O inglês, contudo, não é o único que vive uma situação se incerteza para 2024.

+ Veja quais pilotos de Fórmula 1 têm contratos garantidos para além de 2023

Diante desse cenário, o Naspistas listou cinco casos de pilotos com futuro ainda indefinido para 2024 na Fórmula 1. Confira:

Lewis Hamilton (Mercedes):

Maior campeão da Fórmula 1 ao lado de Michael Schumacher, ambos com sete títulos, Lewis Hamilton ainda não sabe onde irá correr em 2024. O veterano de 38 anos tem contrato com a Mercedes somente até o fim da atual temporada e segue com o futuro indefinido.

Em recente entrevista ao podcast Desert Island Discs, da BBC, Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, falou sobre as negociações com o inglês. “Espero muito que sim [que Hamilton renove]. Estou fazendo tudo que posso para fazê-lo ficar. Acho que não há necessidade de persuadi-lo. Ele sabe sobre tudo de bom [na equipe] e, ainda que tenha tido dificuldades com o carro neste ano e ano passado, será parte da ressurreição da equipe”, disse o austríaco.

À emissora belga RTBF durante o fim de semana do GP da Bélgica, Hamilton comentou sobre as negociações com a Mercedes. “Acho que é definitivamente uma montanha-russa emocional para ambos os lados”, disse.

“Ele [Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes] tem seu lado pessoal, mas também é um homem de negócios. É um processo contínuo e ninguém pode entender completamente a complexidade da situação. Estou entrando em detalhes nos meus contratos agora. Mas meu plano é continuar aqui. Eu tenho muito trabalho a fazer com esta equipe”, acrescentou.

Daniel Ricciardo (AlphaTauri):

Após iniciar a temporada como terceiro piloto da Red Bull, enquanto Max Verstappen e Sergio Pérez são titulares, Ricciardo voltou ao grid. O australiano foi escolhido para substituir Nyck de Vries na AlphaTauri e tem contrato somente até o fim da temporada.

Embora não tenha nada definido, o chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, afirmou que Ricciardo pode seguir na AlphaTauri em 2024. A estratégia da equipe austríaca visa o retorno do australiano para a RBR em 2025, após fim do contrato de Sergio Pérez.

“Daniel tem uma oportunidade entre agora e o final do ano para demonstrar que não perdeu nada de sua forma. E então uma decisão será tomada sobre se ele permanecerá no mesmo assento por mais 12 meses. Obviamente, é muito claro que os pilotos da AlphaTauri e Toro Rosso foram colocados lá para se desenvolverem como potenciais candidatos à Red Bull Racing, e Daniel está muito ciente disso”, disse Horner.

Yuki Tsunoda (AlphaTauri):

Companheiro de Ricciardo na AlphaTauri, Yuki Tsunoda é outro que também tem contrato somente até o fim de 2023. O japonês, contudo, tem boas chances de seguir na equipe de Faenza para a próxima temporada, até porque tem sido bem avaliado pelos executivos. 

Em entrevista ao site GiveMeSport, Tsunoda falou sobre seu futuro e não descartou trocar de equipe em breve. “É bom ter atenção não só da Red Bull. Ainda não posso decidir para qual equipe quero ir ou quais coisas quero fazer, mas acho que a equipe austríaca vai poder escolher. Então quero chegar a um ponto como piloto em que possa tomar essa decisão”, disse o japonês.

“Obviamente, quero ir para um time que conheço e, com base nos últimos anos, tem sido consistentemente bem sucedido. Talvez um dia, a AlphaTauri esteja nessa parte de cima da tabela, e, nesse caso, não há razão para mudar de equipe. Mas, de qualquer forma, é bom ter essa atenção, porque mostra que tenho valor e acho que nós, como pilotos, ficamos felizes com coisas como essa”, completou.

Logan Sargeant (Williams):

Sargeant é um dos pilotos que ainda não pontuaram na atual temporada da Fórmula 1. Fazem parte dessa lista o demitido De Vries e Daniel Ricciardo, que assumiu a vaga do holandês e só disputou dois grandes prêmios até o momento.  O futuro do norte-americano na Williams ainda é uma grande incógnita. O tempo de contrato, entretanto, é conhecido: somente até o fim do ano.

Recentemente, surgiram rumores de que Sergeant poderia ser substituido por Mick Schumacher, piloto reserva da Mercedes, mas nada aconteceu até o momento. 

O norte-americano sabe que não faz uma boa temporada e que precisa melhorar se quiser manter vaga no grid da Fórmula 1 em 2024. “Minha temporada tem sido de altos e baixos, não estou onde queria. Porém, sinto que nas últimas provas estive muito mais próximo [do ideal]. Tive uma progressão muito boa recentemente, e isso é o mais importante”, avaliou.

“Acho que ainda preciso acertar mais algumas coisas coletivamente, assim como a equipe. E é nisso que precisamos focar na segunda parte da temporada”, completou.

Guanyu Zhou (Alfa Romeo):

Ao contrário de Valtteri Bottas, o chinês Guanyu Zhou tem contrato com a Alfa Romeu até o fim de 2023. Os executivos da escuderia que se prepara para parceria com a Audi, já admite o interesse em manter a dupla para a próxima temporada. 

“Sempre dissemos que a estabilidade para nós é importante. Somos uma equipe que está em processo de transformação e procuramos ser o mais estável ​​possível em todas as áreas. Claro, estamos em busca de melhorias e oportunidades”, disse Alessandro Alunni Bravi, diretor administrativo do Grupo Sauber.

“Haverá tempo após o fechamento do verão para sentar com Zhou e ver qual será a melhor solução para nós dois. Nossa meta é manter os dois pilotos em nossa equipe no próximo ano, mas, é claro, deve haver todos os elementos para que todos saiam ganhando”, completou o executivo.

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile