A Ferrari agitou o mundo do automobilismo antes mesmo do início da temporada de 2024 ao anunciar Lewis Hamilton como piloto para 2025. O heptacampeão deixará a Mercedes após 11 anos e seis títulos mundiais pela equipe. Com Hamilton e Charles Leclerc confirmados para a próxima temporada, é certo que Carlos Sainz não seguirá na equipe italiana.
Carlos Sainz tem contrato com a Ferrari até o fim de 2024 e havia negociações para renovação do vínculo, como aconteceu com Leclerc. Contudo, as partes nunca chegaram a um acordo.
“A Ferrari e eu vamos seguir diferentes caminhos ao final de 2024. Ainda temos uma longa temporada à nossa frente e, como sempre, irei dar meu absoluto melhor pela equipe e todos os tifosi ao redor do mundo. Novidades sobre meu futuro serão anunciados em breve”, disse Sainz após o anúncio de Hamilton na Ferrari.
O futuro de Sainz ainda não está definido, mas algumas possibilidades já são discutidas por fãs e especialistas da Fórmula 1. Afinal, onde o espanhol irá correr em 2025? Veja os cenários possíveis para o espanhol.
MERCEDES:
A Mercedes tem uma vaga aberta na equipe após a confirmação da ida de Hamilton para Ferrari. E entre as opções que ficarão disponíveis no mercado de pilotos de Fórmula 1 em 2025, Sainz certamente é uma das melhores.
Vale lembrar que o atual tricampeão Max Verstappen tem contrato com a Red Bull até 2028. Charles Leclerc teve seu vínculo com a Ferrari renovado em um acordo multianual, assim como Lando Norris com a McLaren. Ou seja, os nomes mais badalados da F1 na atualidade estão ‘protegidos’ com longos contratos.
Vale lembrar que o substituto de Hamilton na Mercedes terá como companheiro de equipe o britânico George Russell.
+ Marko diz que Sainz teve “azar” de ser parceiro de Max Verstappen
RED BULL:
A outra boa opção para Carlos Sainz em 2025 é a Red Bull. Enquanto Verstappen tem contrato até 2028, Sergio Pérez tem vínculo somente até o fim da atual temporada. Ou seja, provavelmente a equipe austríaca precisará buscar um novo piloto para 2025.
Lando Norris estava sendo especulado para formar dupla com Verstappen, mas após a renovação com a McLaren, isso certamente não acontecerá agora. O experiente Daniel Ricciardo, hoje na AlphaTauri, é outro nome constantemente especulado para substituir Pérez na Red Bull.
O que dificulta uma possível ida de Sainz para a Red Bull, entretanto, não tem a ver com as opções de mercado. O problema é que Verstappen e Sainz já foram companheiros de equipe antes, na Toro Rosso, e o relacionamento entre eles não era dos melhores.
WILLIAMS:
A equipe de Wantage surge como opção para Carlos Sainz porque deve abrir vaga ao final da atual temporada. O norte-americano Logan Sargeant conseguiu uma nova oportunidade na equipe, mas somente até o fim da temporada. Para manter essa vaga, contudo, ele precisará melhorar – e muito – em 2024.
O nome mais badalado da equipe, entretanto, é Alex Albon, que em agosto de 2023 estendeu seu contrato com a Williams por vários anos. Embora a informação não seja oficial, rumores indicam que o vínculo é válido até 2025. O piloto anglo-tailandês, entretanto, já é alvo de diversas equipes e pode ser ‘rival’ do próprio Sainz na briga pela vaga na Mercedes.
Uma mudança da Ferrari para a Williams em 2025 pode representar um ‘retrocesso’ de carreira para Carlos Sainz. Mas a equipe pode estar em ascensão novamente após terminar em sétimo no campeonato de construtores de F1 de 2023.
+ Carlos Sainz revela que filho pode assinar com a Audi na Fórmula 1
ASTON MARTIN:
Na Aston Martin, Fernando Alonso e Lance Stroll têm contrato somente até o fim de 2024. E é nesse cenário que Carlos Sainz pode surgir como opção para a equipe britânica na próxima temporada.
Alonso completará 43 anos de idade durante a temporada e fatalmente está mais perto do fim da carreira. Embora o espanhol não tenha definido nenhum prazo, uma temporada ruim em 2024 pode resultar na aposentadoria do bicampeão.
Já no caso de Stroll, o fato de ser filho do dono da equipe de alguma forma minimiza a pressão por bons resultados. Contudo, uma nova temporada ruim pode fazer o próprio canadense abrir mão de sua vaga no grid.
SAUBER/AUDI:
Por fim, outra equipe que pode surgir como opção para Sainz em 2025 é a Sauber/Audi. Vale lembrar que o piloto têm sido constantemente ligado a equipe desde que o fabricante alemão anunciou a aquisição da marca suíça.
A Audi entrará na Fórmula 1 somente no início de 2026.