Adrian Newey confirmou que deixará a Red Bull no início de 2025 e, segundo a Sky Sport News, o designer estaria em tratativas com a Ferrari.
A publicação afirma que tanto a Ferrari quanto a Aston Martin abordaram Newey; mas preferência do engenheiro é a Ferrari. A Scuderia já assinou com Lewis Hamilton para o próximo ano em um contrato plurianual.
Um representante da Ferrari se reuniu na semana passada com Newey. A Aston Martin tem procurado contratá-lo também, de modo que manteve negociações nos últimos meses, mas acredita que o profissional está mesmo mais interessado na Scuderia italiana.
Newey não trabalhará no atual carro de F1 da Red Bull pelo resto desta temporada; em vez disso, colocará seus esforços no primeiro hipercarro da Red Bull, o RB17, antes de partir no início de 2025. Ele estará no Grande Prêmio de Miami neste fim de semana e ainda não descartou a possibilidade de se aposentar do esporte.
Newey havia comunicado informalmente à equipe sobre seu desejo de sair na semana passada; já na quarta-feira, a Red Bull confirmou que ele se afastará imediatamente de suas funções de design na Fórmula 1 para se concentrar no desenvolvimento final e na entrega do primeiro hipercarro da equipe.
Com seu currículo extremamente vencedor, Adian Newey será o alvo de muitas equipes nas próximas semanas. Sua saída da Red Bull deixou o mercado de contratações da Fórmula 1 em um ritmo muito acelerado. Certamente muita coisa será especulada, porém, tudo indica que a Ferrari saiu na frente na disputa pelo famoso projetista.
Como já publicamos aqui no Nas Pistas, “Newey é, sem dúvida alguma, o principal e mais vitorioso projetista da Fórmula 1 hoje. Os carros projetados por ele venceram 12 vezes o campeonato de construtores por três equipes diferentes: Williams, McLaren e Red Bull”