Dominante na Fórmula Indy em 2023, o piloto catalão Álex Palou passa a ser sondado para estar na Fórmula 1 e o assuntou ganhou ainda mais força após o piloto Stefan Wilson, também da Indy, tweetar em suas redes sociais que tem curiosidade em ver o que Paulo seria capaz de fazer “em uma Red Bull”.
Em entrevista ao Marca, da Espanha, Álex Palou disse que não se sente entre os melhores da Indy, mesmo que esteja na liderança absoluta da temporada.
“Acho que não estou nesse top 5 (de melhores pilotos). É difícil comparar pilotos e campeonatos. Tenho uma boa noção de mim e do que estamos a fazer, mas não creio que esteja a ponto de entrar no top 5 mundial”, disse Álex Palou sobre ser um dos melhores pilotos da atualidade.
Questionado sobre a fala de Wilson, sobre vê-lo na Red Bull, sendo companheiro de Max Verstappen na vaga de Sergio Pérez, Palou disse que não se sente perto do nível do holandês, que há três anos domina a Fórmula 1.
“O que faríamos com um RedBull? Ninguém sabe. Você pode imaginar o que poderia fazer, mas não acho que estaria no nível de lutar com Max Verstappen. Eu sei porque eu faço muito simulador com ele. A gente compartilha muitos dados e ele é um caso a parte, pois são poucos no mundo”, garantiu ele, se colocando muito atrás de Verstappen, mesmo que esteja bem na Indy.
“Posso pensar que ele iria muito bem e depois teria essa oportunidade. Não acho que somos o Verstappen da Indy. Eu vi o nível em que está no simulador e posso imaginar o que ele faz com o carro real.”
Álex Palou disse ainda se merece ou não uma vaga na Fórmula 1
O piloto disse que pode estar “em uma lista” de pilotos a serem sondados para a Fórmula 1, mas que isso não significa que ser mais rápido vá colocá-lo na categoria.
“O que eu mereço é uma oportunidade de ser um piloto profissional e eu tenho isso, também em um dos melhores campeonatos e equipes. Então, daí para ter uma chance na Fórmula 1… Não depende só de ir rápido. Acho que fizemos o trabalho para estar em um lista e de fato eu fiz isso”, garantiu Álex sobre seu momento na Indy.
“Nós somos como um piloto reserva. Estamos tentando, fazendo o nosso melhor na Indy. Se uma oportunidade aparecer, tudo bem. E se uma oportunidade não aparecer, tudo bem também. Obviamente, não quero perder nada.”
Mesmo jovem, com 26 anos, o piloto disse que não se sente tão novo e que não esperaria tanto tempo pela Formula 1.
“Obviamente não tenho 19 ou 20 anos e não posso ficar tentando por oito anos. Mas não seria ruim se eu tivesse que esperar um ano, assim como não seria um problema se a opção desaparecesse de repente. Sempre disse que estou muito feliz na Indy, mas obviamente se a oportunidade surgisse… Quem seria eu para dizer não? Acho que fizemos o trabalho para estar em qualquer lista e de fato estamos.”