Vivenciado um momento de alta e plena ascensão na atual temporada da F1, o piloto Fernando Alonso busca sua primeira vitória com Aston Martin. Em cinco provas já realizadas, o espanhol marcou presença em quatro pódios, tendo ficado fora da lista dos três primeiros no Azerbaijão.
Em entrevista à Sky Sports, Alonso foi questionado sobre a expectativa para o primeiro triunfo em 2023. Embora classifique como uma missão amplamente árdua superar as RBRs de Max Verstappen e Sergio Pérez, o experiente piloto mostrou confiança e apontou quando pode superar a dupla.
Na pergunta feita por Martin Brundle, sobre a possibilidade de vencer “uma ou duas” provas nesta temporada, Alonso foi enfático e direto.
“Acho que sim”, respondeu o espanhol, destacando que o cenário perfeito seria em circuito de poucas retas e repleto de curvas lentas. Na situação atual, a RBR aparece com um carro muito mais equilibrado do que os demais, consumindo menos pneu, além de atingir velocidades máximas excelentes nas retas.
“Parece que temos um carro que talvez não seja o mais rápido nas retas. Precisamos melhorar isso, mas somos muito bons nas curvas. Então, eu diria que as pistas mais lentas do campeonato, digamos, são Mônaco, Budapeste e Singapura”, disse Alonso.
A primeira possibilidade para Alonso neste cenário citado por ele de provas mais travadas será o GP de Mônaco, que ocorre em duas semanas. O tradicional traçado é conhecido por muitas curvas e ruas estreitas do principado.
O piloto de 41 anos já venceu duas vezes em Mônaco (2006 e 2007). Na última temporada, quando defendia as cores da Alpine, Alonso terminou em sétimo lugar.
Alonso no Mundial de Pilotos
Na configuração de momento da Fórmula 1 de 2023, Alonso aparece no terceiro posto, tendo faturado 75 pontos, atrás somente de Verstappen (119) e Sergio Pérez (105). A próxima prova da temporada será neste final de semana, com o GP de Emilia-Romagna, na Itália.