Menu
in

Alonso explica estratégia de pneus macios adotadas no GP da China

Alonso tentou explicar a lógica por trás da estratégia da Aston Martin em utilizar o conjunto de pneus duros durante o sprint no GP da China

Mike Krack Fórmula 1 Alonso diretor

Divulgação/ Twitter Aston Martin

Fernando Alonso teve que mudar para pneus macios no meio do Grande Prêmio da China de Fórmula 1 porque não tinha mais pneus duros por conta do final de semana de sprint. Ou seja, adotando uma postura e estratégia totalmente diferentes do restante.

O piloto da Aston Martin começou o GP da China com apenas um conjunto de pneus duros novos e dois conjuntos de médios novos, por isso, quando começou a corrida com pneus médios e mudou para os únicos duros após 11 voltas, ficou sem a flexibilidade estratégica dos seus rivais quando o primeiro período do safety car foi acionado para recuperar a Sauber de Valtteri Bottas.

Como Alonso não tinha mais pneus duros que o levassem à chegada – como os seis pilotos que terminaram à sua frente – a Aston Martin trocou-o por macios para a relargada. Porém, faltando mais da metade da corrida, Alonso fez três paradas e ele fez um pit stop tardio para utilizar o seu segundo conjunto de pneus médios. Essa parada o deixou cair de quinto para 12º, mas o espanhol voltou para sétimo e conquistou o ponto bônus da volta mais rápida.

Aspas de Fernando Alonso

“Não tínhamos mais pneus duros. Tínhamos um macio e um médio e 35 voltas pela frente que, nos nossos cálculos, não foi possível chegar ao fim. Houve muitas voltas do safety car para remover o Sauber e, quando o safety car entrou, mais voltas do safety car porque eles bateram.”

“Senti-me rápido, mas as posições não pareciam boas quando estava em 10º. Foi difícil e foi a nossa única estratégia a fazer. Mas foi bom ter a volta mais rápida, bom sentir o carro rápido. Temos um bom DRS este ano, por isso foi muito fácil ultrapassar. Quase caí na última curva, estava a dar o meu máximo.”

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Leave a Reply

Sair da versão mobile