Fernando Alonso estabeleceu um novo recorde na Fórmula 1 (F1) após ficar em sexto no GP do Canadá, neste domingo (dia 9 de junho de 2024). O espanhol agora é o piloto que há mais tempo soma pontos, na história da categoria. Ele superou Michael Schumacher. A informação é do site The Race.
Segundo registros oficiais, o competidor da Aston Martin marca pontos há 21 anos e três meses. A primeira vez que ele ficou na zona de pontuação ocorreu no dia 9 de março de 2003. O automobilista foi 7° colocado no GP da Austrália pela Renault.
O vencedor da prova foi David Coulthard. O restante do pódio foi ocupado por Juan Pablo Montoya e Kimi Räikkonen. Por coincidência, Michael Schumacher também disputou a corrida.
O alemão ficou em quarto. Jarno Trulli e Heinz-Harald Frentzen também ficaram à frente de Fernando Alonso.
Michael Schumacher, por sua vez, somou pontos durante 21 anos, dois meses e 17 dias. Ele começou a pontuar no dia 8 de setembro de 1991, quando representou a escuderia Benetton Ford.
O heptacampeão mundial ficou na 5ª posição do GP de Monza, uma à frente do companheiro de equipe, o brasileiro Nelson Piquet.
O vencedor da corrida foi Nigel Mansell. O também brasileiro Ayrton Senna ficou em segundo e Alain Prost completou o pódio. Gerhard Berger foi o 4° colocado.
E foi no Brasil que Michael Schumacher se aposentou enquanto piloto de F1. O alemão foi 7° colocado no GP de Interlagos, em 25 de novembro de 2012, pela Mercedes.
Os seis primeiros, na ordem, foram: Jenson Button, Fernando Alonso, Felipe Massa, Mark Webber, Nico Hulkenberg e Sebastian Vettel.
Quando volta a Fórmula 1
A próxima etapa da categoria é o GP da Espanha. A prova será disputada de 21 a 23 de junho. O calendário é formado por três sessões de treino livre, um treino classificatório e a corrida. Veja a agenda completa:
21 de junho
- Treino livre 1 – 8h30
- Treino livre 2 – 12h
22 de junho
- Treino livre 3 – 7h30
- Treino classificatório – 11h
23 de junho
- Corrida – 10h
Nota: o calendário está de acordo com o horário de Brasília