Menu
in

Alpine passa zerada no GP do Azerbaijão e Gasly desabafa

Piloto lamenta fim de semana conturbado, mudanças para sprint race e projeta recuperação na etapa de Miami

Alpine

Natalia Kolesnikova/AFP via Getty Images

O fim de semana foi completamente esquecível para a Alpine. Seus dois pilotos, Pierre Gasly e Esteban Ocon, não terminaram o Grande Prêmio do Azerbaijão entre os dez primeiros e não pontuaram pela segunda prova seguida na atual temporada. Ambos enfrentaram diversos problemas em todos os dias e, ao levar em consideração algo de positivo, completaram o GP mesmo com adversidades.

Pierre Gasly teve um fim de semana mais tortuoso. Aconteceu tudo errado. A traseira do carro pegou fogo, problema no escapamento, um acidente na classificação e a estratégia de parada nos boxes que não funcionou. Sem medir as palavras, o gaulês não poupou críticas ao desempenho e prometeu mudanças a partir da próxima prova.

“Temos que seguir em frente de forma muito rápida nesse fim de semana porque foi muito ruim e muito longe do que mostramos até agora neste ano. Temos que entender o que houve para garantir que isso nunca mais aconteça. Claramente não estamos onde queremos estar e onde deveríamos estar lutando, temos que garantir que não tenhamos um desempenho inferior no futuro”, disse.

O piloto destacou, ainda, o fato de poder ter as sessões de treino habituais nos Estados Unidos, diferente do que houve no Azerbaijão com as mudanças na sprint race, que reduziu a sessão de treinos livres de três para uma. Ter mais tempo para rodar com o carro vai poder testar as atualizações feitas pela Alpine, segundo seu ponto de vista.

“Podemos testar e entender um pouco mais sobre o pacote de atualizações e descobrir um pouco mais o que não funcionou neste fim de semana. Mostramos um bom desempenho em Melbourne (Austrália) – Jeddah (Arábia Saudita) e Bahrein também foram definitivamente melhores do que este fim de semana. Tenho certeza de que vamos testar muito e estou feliz que acabou aqui no Azerbaijão porque foi muito frustrante, e agora temos que nos concentrar no próximo fim de semana”, falou.

Ocon

No caso de Ocon, 15º colocado, largou do pit lane por causa de alterações na suspensão. O piloto tentou realizar apenas uma parada, mas a estratégia não deu certo e, no momento do segundo pit stop, caiu e não pontuou. Ao fazer um balanço do fim de semana, afirmou que o fim de semana foi difícil para toda a escuderia e acredita em um melhor desempenho na próxima etapa.

“Estava funcionando bem até a última volta que tivemos que ir aos boxes. Penso que foi um fim de semana difícil para todos nós, mas tivemos uma grande batalha durante toda a corrida, mantendo os carros com pneus mais frescos atrás e apenas tentamos uma parada, tentamos fazer com que a estratégia funcionasse, mas, infelizmente, nada aconteceu no final. Realmente, não funcionou para nós. O bom é que temos a próxima semana para mudar as coisas e esquecer esta semana e esta corrida rapidamente. Espero que possamos fazer algo,”comentou.

Sequência

O calendário da F1 de 2023 fará seu primeiro desembarque nos Estados Unidos para o GP de Miami. Os treinos livres serão iniciados a partir das 15h da próxima sexta-feira (5). No sábado (6), às 17h, tem o treino classificatório. A corrida será realizada às 16h30 do domingo (7). Todos os eventos irão acontecer no Autódromo Internacional de Miami, na Flórida/EUA.

Escrito por Taynã Melo

Jornalista à beira dos 30

Leave a Reply

Sair da versão mobile