Menu
in

Andrea Stella diz que McLaren pode alcançar Red Bull em um ano 

Chefe da McLaren, Andrea Stella chama atenção para a reformulação da equipe desde o início de sua gestão no time de Woking

McLaren espera alcançar a Red Bull na Fórmula 1

Andrea Stella e Lando Norris (Reprodução / X - @McLarenF1)

A McLaren segue em seu processo de renascimento na Fórmula 1 após um início de temporada complicado em 2023. E a melhora da equipe de Woking está diretamente ligada  ao início da gestão Andrea Stella como chefe da equipe.  

Antes da chegada do italiano, a equipe britânica tinha apenas 14 pontos nos cinco primeiros GPs de 2023. A partir da reformulação do MCL60, Lando Norris e Oscar Piastri se recuperaram e a McLaren passou a enfileirar pódios no segundo semestre.

Mantendo o processo de reformulação, a McLaren iniciou a temporada de 2024 como uma das principais equipes com poder de desafiar a Red Bull. Além do time de Woking, apenas a Ferrari aparece com esse status.

+ McLaren admite que precisa entregar carro melhor para Norris

Em entrevista ao Motorsport.com, Stella falou sobre o atual momento da McLaren. Para o italiano, se mantiver o ritmo de desenvolvimento pelos próximos 12 meses, a McLaren poderá alcançar a Red Bull.

“Acho que, no geral, se olharmos para um período de 12 meses, desenvolvemos mais que os demais. Acho que a Red Bull não fez muito ano passado. Claramente, estavam trabalhando muito nos bastidores, porque eles inovaram dramaticamente o carro”.

“E para inovar o carro como eles fizeram. Leva meses de redesign. Eles estavam fazendo todo esse trabalho, e quando eles trouxeram o novo carro, foi um grande passo. Então, mesmo se, aparentemente, tenhamos perdido terreno, e perdemos, porque eles estavam trabalhando nos bastidores, é por isso que precisamos olhar a longo prazo, porque estamos em uma trajetória forte. Para mim, isso me leva a dizer internamente: se mantivermos essa trajetória de desenvolvimento pelos próximos 12 meses, por que não? Podemos alcançar a Red Bull”, acrescentou.

Atualizações para Miami:

De olho no Grande Prêmio de Miami, que acontece neste fim de semana, a McLaren prepara uma série de atualizações para o carro. Stella deixa claro que as mudanças não serão tão amplas quanto os pacotes introduzidos em 2023. Entretanto, o chefe italiano vê as atualizações como um passo decente.

“Teremos algumas atualizações em Miami, veremos como que elas performam. E, assim como é para todos, há várias pessoas na fábrica focada no desenvolvimento. É uma guerra de desenvolvimento. Esse é o trabalho real da F1, melhorar constantemente os carros. E é isso que temos que fazer”, avaliou.

“Essa atualização não será tão grande quanto as duas que tivemos ano passado na Áustria e em Singapura. Mas deve ser um passo decente, visível, se tivermos correlação na pista, em comparação com o túnel de vento. É sempre um grande ‘se’. Porque, você sabem, mesmo que tenhamos o ritmo de correlação dos últimos 12 meses, sempre podem surgir surpresas”, completou Stella.

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile