Menu
in

Andrea Stella faz mea culpa: “Exigimos demais dos nossos pilotos”

Chefe da McLaren acredita que os problemas da equipe não são fruto do trabalho de Lando Norris e Oscar Piastri

Carro da McLaren na Fórmula 1

Carro da McLaren na Fórmula 1 (foto: reprodução/McLaren)

Oscar Piastri acabou o Grande Prêmio de Silverstone, no Reino Unido, muito irritado. O piloto, que era segundo colocado antes da primeira rodada de parada nos boxes, viu sua equipe demorar demais para reagir à pista molhada. Acabou ficando muito tempo com os pneus slicks [pneus para pista seca].

Ao final da prova, o piloto australiano estava muito insatisfeito com sua equipe.

Andrea Stella, o chefe da McLaren, sabe que a equipe não teve o desempenho desejado pelo piloto e decidiu falar hoje para tentar acalmar os ânimos.

Segundo o engenheiro italiano, a equipe deveria ter feito o “double stack” — quando dois carros da mesma equipe param nos boxes no mesmo momento. De acordo com Stella, a equipe “ao atrasar a parada de Oscar em uma volta, a McLaren acabou perdendo muito mais tempo do que se tivesse optado por um pit stop de double stack“.

Stella afirmou que a responsabilidade é 100% dele. Ele também disse que errou por não ter utilizado outros pneus no carro de Norris — medium ao invés de soft.

Nesses casos, Stella acredita que houve o erro de não partir para o double slack. O italiano chefe da McLaren acredita que a equipe deveria ter comunicado Oscar. Bastaria dizer algo como: “me desculpe, amigo, mas vamos fazer um double slack agora”. Assim, de acordo com o chefe da McLaren, esse tipo de decisão deveria ter saído dos boxes, principalmente porque, para Stella, já “exigimos demais dos nossos pilotos”.

Escrito por Renato Roschel

Editor-chefe do Nas Pistas. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

Leave a Reply

Sair da versão mobile