Menu
in

Aston Martin protocola protesto na FIA contra o resultado do GP da Áustria

FIA aceitou a solicitação da Aston Martin e irá reavaliar o cenário de possíveis penalizações para outros pilotos

Divulgação - Twitter

O GP da Áustria ocorrido neste domingo (02) pode ter resultado alterado. Nos bastidores, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) acatou um protesto da Aston Martin, que fez uma reivindicação apontando que “vários carros” não foram devidamente punidos por ultrapassarem as linhas brancas, violando o artigo 33.3 do regulamento esportivo da categoria.

Em decorrência deste cenário aberto, há o risco de punição para pilotos em termos de tempo, o que pode mudar alteração na classificação final, tanto o posicionamento final dos pilotos ainda não foi publicada.

Após a queixa da Aston Martin, a FIA apontou que ainda não conseguiu analisar todas as possíveis infrações na nona prova da temporada. Segundo o órgão, foram 1.200 incidentes, com violações nas linhas brancas.

“Devido às especificidades do desenho do circuito e a propensão de muitos pilotos a dirigir repetidamente fora dos limites da pista, surgiu uma situação sem precedentes que resultou em potenciais infrações que não puderam ser verificadas durante a corrida (…) Antes da submissão do protesto (da Aston Martin), nós já havíamos iniciado uma revisão completa das violações aos limites de pista. Durante o GP, o controle de corrida foi encarregado de revisar mais de 1.200 situações em que um carro foi reportado por ter potencialmente deixado a pista”, disse a FIA, em nota publicada às 14h47 (de Brasília) deste domingo (02).

Ao todo, sete pilotos foram penalizados com cinco segundos justamente por excederem os limites das linhas brancas. Hamilton foi o primeiro, seguido de Carlos Sainz, Yuki Tsunoda, Albon, Gasly, Sargeant e Magnussen.

FIA
Reprodução

ASTON MARTIN NA ÁUSTRIA

Na caça à dupla da Red Bull (Verstappen e Pérez), o espanhol Fernando Alonso não conseguiu o resultado esperado, e fechou na quinta posição, vendo assim Checo abrir frente maior na vice-liderança do campeonato. Lance Stroll, por sua vez, terminou em décimo.

Os resultados aquém das expectativas da Aston Martin, combinado com boa apresentação da Ferrari, encurtou a diferença entre as equipes, que agora é de 14 tentos.

Escrito por Cido Vieira

Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalha no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo futebol e o automobilismo

Leave a Reply

Sair da versão mobile