Mesmo sem um piloto brasileiro em destaque, país segue sendo um dos que mais consome material da principal categoria do automobilismo mundial
Ao longo da história o Brasil já teve 32 pilotos atuando na Fórmula 1, tendo Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna como vencedoras da categoria.
Mas desde as passagens de Rubens Barrichello e Felipe Massa não temos nenhum brasileiro em uma das principais escudeiras ou em destaque na principal categoria do esporte a motor mundial
Mas esse fato não diminuiu a paixão dos fãs pela Fórmula 1. Esse fato foi evidenciado pelo site Aposta Legal. Usando como fonte informações dos sites Ahrefs, Trends do Google e Inzpire.me foi possível mapear que o Brasil tem mais de 2 milhões de buscas mundiais por notícias da categoria em uma mensal em 2023. Esse número só é inferior ao publico italiano, com quase 3 milhões.
Confira o ranking mundial abaixo:
Piloto em destaque na Fórmula 1 para os brasileiros
O fato de não termos um piloto do país na categoria em destaque na categoria não diminuiu a paixão dos brasileiros pelo esporte.
Lewis Hamilton, que recentemente recebeu o título de cidadão brasileiro é quem lidera as buscas em 2023, com 222 mil buscas relacionadas.
Em seguida aparece Max Verstappen, atual bicampeão e líder da categoria, com o top-3 tendo o Charles Leclerc.
George Russel e Fernando Alonso fecham o top-5 dos pilotos em alta com o público brasileiro.
Veja o top-10:
Nomes do Brasil que podem aparecer na categoria
O Brasil não tem um representante nacional há cinco anos, desde a participação de Felipe Massa em 2017. Atualmente o país conta com dois pilotos reservas na categoria. A equipe Aston Martin conta com Felipe Drugovich, de 23 anos. Já na Haas temos a presença de Pietro Fittipaldi, com 26 anos, neto do bicampeão Emerson Fittipaldi.
Pietro chegou a disputar os GPs no Sakhir e Abu Dhabi em 2020, mas substituindo o titular Romain Grosjean.
Além dos dois pilotos citados nomes como Enzo Fittipaldi (F2), Gabriel Bortoleto e Caio Collet (F3), Roberto Faria (F3) Matheus Ferreira (F4) e Rafael Câmara (FRECA) são alguns dos que podem aparecer na Fórmula 1 nos próximos anos.