Ao longo da história da Fórmula 1, fãs e envolvidos com a categoria já se assustaram com muitos momentos. Um exemplo disso é o caso de Jos Verstappen, pai do atual tricampeão mundial Max Verstappen, que quase foi vítima de uma tragédia.
Em 1994, quando corria na F1 pela Beneton, Jos tomou um banho de combustível durante a parada para pit stop no Grande Prêmio da Alemanha. Logo em seguida, seu carro se converteu em uma bola de fogo. Por sorte, o incidente não resultou em consequências fatais e o piloto neerlandês já estava de volta às pistas no fim de semana seguinte.
Leia também:
– 5 acidentes que mudaram a forma como a F1 lida com o fogo
– Acidente de Niki Lauda completa 45 anos; relembre
– A história de Jules Bianchi e o último acidente fatal na F1
Flavio Briatore, que voltou à Alpine nesta temporada após ter sido suspenso do esporte devido ao famoso escândalo conhecido como ‘Crashgate‘, ocorrido durante o Grande Prêmio de Cingapura em 2008, também teve participação ativa nesse incidente.
Conforme o portal GPblog relembrou em matéria recente, naquela época, as equipes eram obrigadas a reabastecer seus carros, e na temporada de 1994, muitas delas optaram por remover um filtro que agilizava esse processo. Essa modificação permitiu que ganhassem segundos cruciais a cada fim de semana de corrida.
Em participação no podcast Formula for Success, Briatore, que na época era chefe de equipe da Beneton, deu sua versão sobre esse processo, que resultou na falha com o combustível.
“Não tenho ideia sobre o reabastecimento“; afirmou. “(O que) meu pessoal me disse foi, (para) concordar em tirar esse filtro“; continuou o italiano.
A reação de Briatore ao incêndio de Verstappen
O empresário italiano relatou também que ficou chocado com o incêndio no carro de Jos Verstappen. Ele disse que estava próximo e tentou ajudar na retirada do neerlandês do veículo em chamas.
“Sinceramente, fiquei surpreso quando estávamos nessa situação com Verstappen. Foi muito perto, se você ver o vídeo, eu era quem estava mais perto de tentar ajudar Verstappen a sair do carro. Foi um grande choque, de qualquer forma. Este foi inacreditável, nunca vou esquecer isso em toda a minha vida“; relatou Flavio Briatore.