A Ferrari tem feito uma temporada 2023 decepcionante, em quarto no Mundial de Construtores de Fórmula 1, e seus pilotos não têm se destacado. A tentativa atual é de melhorar e evoluir o carro, mas o discurso é de frustração, segundo o espanhol Carlos Sainz. Em entrevista ao Motorsport, Sainz disse que esse sentimento também motiva a escuderia.
“Estamos tentando tudo. Claro que estamos todos frustrados, mas também motivados para mudar. É algo que começamos a ver desde o final do ano passado, quando estivemos muito perto da pole position em alguns circuitos, mas distantes na corrida.”
Sainz ainda chamou a atenção de o problema principal da Ferrari em 2023 é o ritmo da corrida, que despenca durante o tempo.
“Acho que precisamos continuar olhando para a degradação dos pneus, mas nosso problema fundamental é o ritmo de corrida. Acho que a minha análise e a da equipe é fazer um carro mais consistente com a aerodinâmica ao longo do domingo, mesmo que estejamos fazendo a mesma coisa”, apontou o espanhol.
“Melhor nós podemos fazer. Introduzindo novas ideias no carro todo fim de semana, se não na suspensão, pelo menos na aerodinâmica, etc.”
Carlos Sainz disse que a expectativa é de melhora no Canadá
No Canadá, a expectativa da Ferrari é de melhorar. Carlos Sainz disse que alguns passos estão sendo dados, o que não conseguiram no GP da Espanha, no começo do mês.
“Percebi que demos alguns passos importantes para entender e aprender o que ocorre com o carro, e vamos tentar juntar tudo aqui no Canadá. Barcelona foi talvez o pior lugar para introduzir essas melhorias, então foi um pouco chocante, talvez para nós, mas quando você tem novas peças, você deve tentar, e esperamos que funcionem melhor.”
Carlos Sainz é o piloto mais bem colocado da Ferrari na classificação da Fórmula 1, mesmo que sequer tenha subido no pódio na temporada. São 58 pontos, em sexto lugar, à frente justamente de seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, que subiu a um pódio, mas faz ano pior, com 42 pontos. O líder é Max Verstappen com 170 pontos.