A temporada 2023 da Ferrari pode ser classificada com a palavra reação. Depois de um início conturbado, a escuderia italiana conseguiu dar uma resposta, sendo inclusive, a única equipe capaz de destronar a hegemonia da Red Bull, ao vencer o circuito de Singapura, com Carlos Sainz.
Em entrevista ao site oficial do banco Santander, o piloto espanhol abordou sobre o desenvolvimento do carro durante a temporada, e apontou o aspecto onde a Ferrari acabou mais “pecando” no comparativo com a RBR.
“Se compararmos com a Red Bull, ficamos mais próximos na classificação. Durante as corridas, eles foram muito fortes durante toda a temporada“, iniciou Carlos Sainz.
“Nosso ponto fraco contra a Red Bull foi o ritmo durante as corridas, mas em comparação com a Mercedes estávamos [no final da temporada] em uma posição melhor do que antes. A McLaren também evoluiu muito, mas a Ferrari avançou muito e espero que avancemos ainda mais“, prospectou o piloto espanhol.
Diferentemente de 2022, quando teve um início avassalador, chegando a fazer frente para a Red Bull nas primeiras corridas, o começo de temporada 2023 para a Ferrari foi preocupante, com o time figurando como quinta força, ficando atrás também Mercedes, McLaren e AlphaTauri, que se destacou sob a batuta de Fernando Alonso.
Posteriormente, o jogo virou. Ao longo das 22 corridas, foram nove pódios conquistados, e uma vitória com Carlos Sainz. O espanhol, no entanto, ainda terminou o ano atrás do companheiro Charles Leclerc, que se mostrou mais regular e efetivo nas últimas corridas. A diferença, porém, foi de apenas seis pontos.
A crescente na reta decisiva fez com que a Ferrari rivalizasse diretamente com a Mercedes pelo vice-campeonato de Construtores. A briga só foi resolvida no GP de Abu Dhabi, na última prova do ano, e o germânicos levaram a melhor, com somente três tentos de frente.