O GP de Spa-Fraconchamps, na Bélgica, certamente não deixará saudade para o espanhol Carlos Sainz. Depois de ir consideravelmente bem na Sprint Race, terminando na quarta posição, o piloto da Ferrari acabou abandonando a corrida deste domingo (30), após choque com Oscar Piastri.
Incomodado com a situação de desistência, Carlos Sainz subiu o tom com o jovem Oscar Piastri, depois do choque entre eles ainda na primeira volta do circuito, classificando a postura do austríaco como inexperiente. Ambos sofreram danos no atrito, e deixaram a disputa de forma precoce.
Tendo largado na quarta colocação, Carlos Sainz tentou um ataque inicial à Mercedes de Lewis Hamilton logo na curva 1, mas travou roda e colidiu com Piastri, que fechado, acabou atingindo a parede interna, bem como o carro do espanhol.
“Se você quer minha opinião honesta, acho que foi um erro de Oscar tentar passar lado a lado na [curva] 1. Se você olhar para os últimos sete, oito anos, todos que tentaram esse movimento, nunca funcionou realmente e gerou um pouco de queda quando você olha para as corridas anteriores.
“Então, sim, não sei se foi um pouco de falta de experiência, um pouco otimista, mas novamente um incidente de corrida que nos custou uma corrida. Não perdi o ápice nem nada, fui atacar Lewis e Oscar foi atacar Lewis e eu, o que acho que, na minha opinião, foi um pouco otimista’, desabafou Carlos Sainz.
OPINIÃO DIVERGENTE DE CARLOS SAINZ
Um pouco depois do incidente, Piastri conversou com a equipe pelo rádio, fazendo uma avaliação distinta do piloto da Ferrari, acusando o espanhol de fechá-lo.
“Não sei o que ele estava fazendo. Eu estava lá e ele simplesmente se entregou como se eu não existisse. Fiz uma largada muito boa, estava ficando ao lado de Carlos e então ele meio que deu uma guinada para dentro e obviamente tive que pisar no freio para não ser atingido”, disse Piastri, que largou na quinta posição do circuito, e vinha confiante, depois de ter terminado a Sprint Race do sábado na segunda posição.
A Fórmula 1 entrará no período de férias após Spa-Franconchamps, e só retorna no dia 27 de agosto, com o GP da Holanda.