Carlos Sainz receberá uma penalidade no grid no Grande Prêmio de Las Vegas porque os regulamentos da FIA não permitem “circunstâncias atenuantes, incomuns e infelizes” depois que o carro de Fórmula 1 da Ferrari atingiu uma tampa de bueiro durante o primeiro treino livre.
O primeiro fim de semana de corrida de F1 na famosa Strip acabou sendo marcado depois que Esteban Ocon atropelou uma tampa de válvula de água, com seu Alpine levantando-a orgulhoso do asfalto recapeado. Seu Alpine sofreu danos e uma bandeira amarela foi agitada, mas Sainz ainda bateu na cobertura solta.
A Ferrari foi forçada a substituir a célula de sobrevivência, o motor de combustão interna, o armazenamento de energia e os componentes eletrônicos de controle que foram “danificados sem possibilidade de reparo após um impacto com um objeto estranho”. O incidente significou o fim do TL1 após oito minutos e bandeira vermelha. Enquanto isso, o TL2 foi adiado por duas horas e meia enquanto as 30 tampas das válvulas de água ao redor do circuito eram inspecionadas e fixadas no lugar.
Os comissários da FIA reconheceram que as circunstâncias extremas deveriam permitir que Sainz retirasse as novas peças de fora do seu conjunto de peças sobressalente sem nenhuma penalidade, mas afirmaram que precisam aplicar as regras como elas estão previstas. Por isso, ele perderá 10 posições no grid na corrida de domingo.
Sainz e Ocon ainda tiveram que participar do FP2 devido a uma peculiaridade nos regulamentos. O artigo 31.4 do Regulamento Desportivo estabelece que os carros que tenham sofrido uma alteração na célula de sobrevivência após as verificações iniciais devem preencher uma nova declaração a ser aprovada pelo delegado técnico.
Decisão da FIA sobre punição controversa à Carlos Sainz
“Tendo recebido um pedido da [Ferrari] solicitando uma derrogação do Regulamento Desportivo para permitir a substituição do Armazenamento de Energia sem penalidade; e tendo ouvido o representante da equipe, o Diretor do Departamento de Monopostos da FIA [Nikolas Tombazis], tendo visto as evidências de vídeo e examinado a folha de declaração da equipe, os comissários determinam que, apesar do fato de que o dano foi causado por circunstâncias externas altamente incomuns, o Artigo 2.1 do Regulamento Desportivo da Fórmula 1 obriga todos os árbitros, incluindo os Comissários, a aplicar os regulamentos tal como estão escritos.”
“Os administradores observam que se tivessem autoridade para conceder uma derrogação no que consideram neste caso serem circunstâncias atenuantes, incomuns e infelizes, tê-lo-iam feito, mas os regulamentos não permitem tal ação.”