Menu
in

Carlos Sainz indica que Fórmula 1 deveria reavaliar formato das corridas Sprint

Carlos Sainz não concorda com o atual formato das corridas Sprint e disse que a Fórmula 1 deveria valorizar mais as corridas de domingo

Carlos Sainz, piloto da Ferrari

Carlos Sainz, piloto da Ferrari (Divulgação / Ferrari)

A sexta e última corrida de velocidade da temporada de 2023 acontecerá no fim de semana do Grande Prêmio de São Paulo, com Interlagos se tornando o único circuito a receber corridas de velocidade em todas as três temporadas desde que a F1 começou a experimentar a introdução de corridas mais curtas. No entanto, pilotos como Carlos Sainz indicam que a fórmula necessita de mudanças.

As corridas de sprint foram usadas como método de definição do grid durante 2021 e 2022 para os Grandes Prêmios completos, mas a reformatação de 2023 criou efetivamente um dia independente para a qualificação de sprint e a corrida aos sábados.

Sainz avalia que a F1 deveria continuar experimentando diferentes formatos para os sprints, se desenvolver uma situação em que a corrida de sábado não acabe refletindo muito o evento principal de domingo.

O ex-companheiro de equipe de Ainz, Lando Norris, sugeriu que, se o formato dependesse dele, ele preferiria que o elemento de corrida de velocidade desaparecesse e o fim de semana de corrida fosse reduzido em dois dias, com uma única sessão de treinos antes da qualificação.

Este foi um formato que a F1 experimentou durante a temporada de 2020 afetada pelo COVID, já que o Grande Prêmio da Emilia-Romagna foi realizado durante dois dias com uma sessão solitária de treinos de 90 minutos.

Aspas de Carlos Sainz em Interlagos

“No momento, concordo que seis são suficientes. Mas concordo que sábado é muito revelador do que vai acontecer no domingo, que é basicamente o primeiro trecho da corrida de domingo, o que você está assistindo na TV. E isso não ajuda. Acho que o show é a corrida principal, é o Grande Prêmio. Então, se você chegou a esse ponto, é melhor tentar outra coisa no sábado.”

“Isso é qualificação de volta única? Eu não sei. Mas acho que, dado que o formato de sprint é uma espécie de experimento acontecendo agora na Fórmula 1, eu estaria aberto para continuar experimentando para ver qual formato é melhor. Para mim, o que temos agora, no sábado, não parece completamente certo para o que vem no domingo.”

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Leave a Reply

Sair da versão mobile