O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, quer aumentar a competitividade entre os pilotos em todos os dias de Grande Prêmio. Ele questionou o quanto os espectadores querem ver os treinos, indagando se a preparação para a qualificação e a corrida é algo positivo.
“É um bom entretenimento para as pessoas que já vêm na sexta-feira ver os carros circulando pela pista apenas para se prepararem melhor para a qualificação e a corrida? Não sei se é isso que as pessoas querem ver”, disse o ex-diretor da Ferrari ao Motorsport.com.
Para Domenicali, o objetivo é que a Fórmula 1 tenha algum grau de competição em cada sessão. Não está claro, porém, exatamente como ele gostaria de atingir esse propósito, mas a implicação é que os pontos estariam disponíveis durante as sessões de treinos.
Na realidade, isso provavelmente significaria mudanças nos treinos e talvez uma redução no número de sessões de treinos durante um fim de semana. O italiano está interessado em pelo menos oito finais de semana de sprint ao longo do calendário de 24 Grandes Prêmios, de modo que qualquer mudança desse tipo afetaria a maioria dos eventos.
“Há um grande investimento das equipes em ferramentas de simulação para fazer isso. Então meu sonho será toda vez que você entrar na pista há algo pelo que lutar”, explicou Domenicali.
“Essa é a natureza das corridas. Essa é a natureza dos pilotos, porque eles querem ser sempre os primeiros, e é por isso que devemos almejar esse tipo de objetivo no futuro”, concluiu ele.
Quando retorna a Fórmula 1?
A F1 volta no dia 25 de agosto para o Grande Prêmio da Holanda, após pausa para férias. A prova no Circuito de Spa-Francorchamps acontece às 10h (horário de Brasília).