Em 2022, Charles Leclerc chamou a atenção do mundo do automobilismo, ao trazer a Ferrari de volta a um segundo lugar no Mundial de Pilotos – algo que não acontecia desde 2018, com Sebastian Vettel.
Dessa forma, o que separou o monegasco do título da Fórmula 1 da última temporada foi “apenas” um imbatível Max Verstappen, que venceu o campeonato com 146 a mais.
Ainda assim, além de boa parte dos fãs da escuderia achar que este seria o ano em que a Ferrari “voltaria aos trilhos”, muita expectativa esteve sobre os ombros de Charles Leclerc. Para muitos, ele aparecia como o principal postulante a incomodar a RBR de Max Verstappen e Sergio Pérez durante o ano de 2023.
No entanto, nas pistas desta temporada da Fórmula 1, o piloto da Ferrari entregou um resultado bem discreto e abaixo do esperado pela maioria. Até aqui, após as doze primeiras provas deste ano, Leclerc ocupa a 5ª colocação entre os pilotos, com 99 pontos.
Ao todo, foram 3 pódios e nenhuma vitória conquistada pelo monegasco. Além disso, sua escuderia não parece oferecer grande ameaça à hegemonia da Red Bull Racing, que venceu todas as doze corridas disputadas até o momento.
Charles Leclerc faz dura análise, mas vê evolução
Após cruzar a linha de chegada do GP da Bélgica como P3, durante o último domingo (30), Leclerc deu sua opinião sobre a Ferrari na primeira metade da temporada de Fórmula 1 – antes da pausa de verão.
“Não foi boa. Antes da primeira corrida, a meta era dar um passo a mais em relação ao ano passado e vencer o campeonato“; revelou, em entrevista ao site “GPblog”.
O piloto reafirmou que o desempenho dele e de sua equipe está bem distante do traçado no início do ano. Porém, ele também vê evolução por parte da Ferrari recentemente.
“Se olharmos para essa primeira metade do ano, estamos muito longe de onde colocamos nossas expectativas antes da temporada. No entanto, assim que percebemos isso, redefinimos nossa meta. E houve uma reação incrível por parte da equipe“; analisou.
Charles Leclerc e a Ferrari voltam às pistas da Fórmula 1 apenas em 27 de agosto, devido à pausa de verão. O retorno da categoria será então pelo GP da Holanda. Todo o fim de semana ocorrerá no Circuito de Park Zandvoort.