Fora do Q3 classificatório no GP do Canadá, o monegasco Charles Leclerc subiu o tom contra a Ferrari por conta da estratégia adotada no uso de pneus, que em sua opinião, foi crucial para a derrocada, e que ele largasse nas filas intermediárias da oitava prova na temporada da Fórmula 1.
Contudo, passado o cenário mais “quente”, o piloto fez questão de rever o posicionamento e se desculpou com a Ferrari nos bastidores. A informação foi confirmada pelo chefe da escuderia italiana, Fred Vasseur em entrevista ao Motorsport.com.
“Tivemos uma boa discussão e ele [Leclerc] disse: ‘Ok, eu estava errado.’ Você sabe que estou sempre tentando proteger meus caras – os pilotos – para a equipe. Posso entender perfeitamente quando eles saltam do carro após resultados ruins e têm a pergunta de alguém: você ficou feliz com essa estratégia Com certeza eles dizem que não”, iniciou o chefe de Charles Leclerc, emendando na sequência.
“O mais importante é que às vezes é melhor falar com a equipe antes. Foi o que tivemos [após a classificação]. Foi muito calmo, muito construtivo e muito direto”, complementou Vasseur, destacando que a estratégia adotada pela Ferrari era a mesma em 90% dos carros naquela oportunidade.
Questionado sobre a irritação de Charles Leclerc ter sido transmitida via rádio, Vasseur classificou o episódio como normal.
“Eu acho que às vezes é bastante normal que eles tenham um sentimento diferente das pessoas [no pitwall]”, afirmou Vasseur. Entrevistado ainda no Canadá, o monegasco disse que conversaria com a equipe, e às vezes é preciso que ele seja ouvido nas tomadas de decisão, declarações estas que trouxeram uma “faísca”, mas o assunto parece ter sido superado.
CHARLES LECLERC NO CAMPEONATO
Tendo figurado no pódio apenas uma vez na temporada 2023, o piloto da Ferrari ocupa a modesta 7ª posição no Mundial, com 54 tentos somados. O líder é Max Verstappen, que está caminhando a passos largos para o tricampeonato. O holandês tem 195 tentos, enquanto Pérez aparece em segundo com 126, e Fernando Alonso é o terceiro, com 117.
Companheiro de Charles Leclerc na escuderia italiana, Carlos Sainz aparece com 68 tentos, e está “zerado” em pódios.