Menu
in ,

Sem sustos, Charles Leclerc vence o GP de Mônaco de Fórmula 1

Piloto da Ferrari defende sua pole e se torna o segundo monegasco a vencer em Monte Carlo

Charles Leclerc, GP de Mônaco, Fórmula 1

Charles Leclerc no GP de Mônaco (Reprodução / X - @ScuderiaFerrari)

Sem sustos, Charles Leclerc vence o GP de Mônaco de Fórmula 1

Após a estrear na Europa em Ímola, a Fórmula 1 seguiu no Velho Continente para o tradicional Grande Prêmio de Mônaco, que ocorreu então neste domingo (26) e contou com uma bandeira vermelha logo em seu início.

Após conquistar a pole no último sábado (25), Charles Leclerc tinha sobre si a expectativa de defender a vitória em casa e coroar assim um fim de semana impecável.

No fim, o piloto da Ferrari cruzou a linha de chegada na frente e se tornou o primeiro monegasco a vencer em Monte Carlo pela Fórmula 1. Apenas Louis Chiron havia deixado o troféu do GP de Mônaco em casa na temporada de 1931, mas ainda fora da era da F1.

Leia também:
– A lendária relação entre Ayrton Senna e o GP de Mônaco
– Alonso x Verstappen: relembre como foi o último GP de Mônaco

Largada caótica em Monte Carlo

As coisas começaram eletrizantes no setor 1 do Circuit de Monaco. Após boa largada, Carlos Sainz acabou tocando o carro de Oscar Piastri, prejudicando assim o seu pneu dianteiro esquerdo, que foi trocado mais tarde. Os companheiros de Alpine Esteban Ocon e Pierre Gasly se chocaram, o que resultou no abandono de Ocon e, posteriormente, uma punição para o mesmo na próximo Grande Prêmio.

O pior incidente, porém, envolveu Sergio Pérez e os dois carros da Haas: após disputa por posição, Kevin Magnussen se enroscou com o RB20 de Checo, fazendo com que o mexicano batesse no muro e se chocasse também com o carro de Nico Hulkenberg. O carro da Red Bull foi destruído e espalhou assim detritos por toda a pista, gerando uma iminente bandeira vermelha, que parou as atividades por bastante tempo.

Vitória tranquila para Leclerc

A relargada não teve novos incidentes, com Leclerc mantendo-se à frente de Piastri, que teve de lidar com problemas em seu assoalho devido ao toque de Sainz pouco após a primeira largada no GP de Mônaco, além de ter o espanhol em sua cola.

Mesmo pressionado entre os dois carros da Ferrari, o jovem australiano buscava então a ultrapassagem, enquanto seu companheiro de McLaren Lando Norris buscava chegar em Sainz para incendiar a disputa pelo pódio.

No entanto, como esperado no Ciurcuit de Monaco, a prova seguiu sem grandes ultrapassagens, com Norris partindo para o tudo ou nada para cima de Sainz entre as voltas 55 e 57, mas o espanhol conseguiu se distanciar novamente.

Por fim, o pódio do Grande Prêmio de Mônaco após suas 78 voltas deu destaque ao vencedor Charles Leclerc, além de Oscar Piastri e Carlos Sainz.

Verstappen e Hamilton juntos fora do pódio

Há tempos não víamos os últimos dois campeões mundiais em posições próximas por tanto tempo em uma corrida, mas o cenário não foi dos melhores, principalmente para Max Verstappen.

Em uma pista em que é muito difícil conseguir ultrapassagens, o tricampeão largou na 6ª colocação e ainda chegou a incomodar George Russel, mas não conseguiu brigar de fato pela posição, terminado entre as duas Mercedes.

Lewis Hamilton se manteve então logo atrás, na 7ª posição, mas conquistou um ponto extra por conseguir a volta mais rápida da corrida.

A Fórmula 1 retorna em duas semanas, em 9 de junho, para o Grande Prêmio do Canadá, no Circuito Gilles Villeneuve.

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Leave a Reply

Sair da versão mobile