Menu
in

Chefe da Ferrari aponta fator que irá afetar Red Bull na Fórmula 1

Para Frederic Vasseur, a pressão sobre os campeões terá efeitos negativos a partir das próximas temporadas; leia mais

Divulgação

O chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, acredita que Max Verstappen e Red Bull estarão suscetíveis a cometer erros se seus rivais puderem aplicar mais pressão do que em 2023. Depois de vencer 10 das 11 últimas rodadas em 2022, a Red Bull ampliou sua vantagem para vencer todas as 22 rodadas da temporada passada, exceto uma, garantindo o título com corridas recordes restantes.

A Ferrari foi escolhida para desafiar a Red Bull nesta temporada, tendo iniciado o atual ciclo regulamentar com o carro mais rápido, mas a equipe lutou com um carro SF-23 caprichoso. Mas a marca italiana recuperou-se de forma impressionante para negar à Red Bull uma vitória histórica em Singapura e também terminou a campanha com três pole positions nas últimas cinco rondas.

No entanto, Verstappen superou Charles Leclerc em todas as ocasiões para terminar o ano tendo vencido os últimos sete Grandes Prémios, três a menos dos 10 consecutivos que conquistou anteriormente. Embora Vasseur tenha creditado ao holandês uma “mega temporada” ao conquistar o terceiro título, o chefe da Ferrari está convencido de que sua equipe chegou mais perto de colocar Verstappen sob ameaça.

Questionado sobre a notável campanha de Verstappen, Vasseur reconheceu em Abu Dhabi: “Acho que não tenho certeza se alguém tem dúvidas sobre isso, ele fez uma mega temporada. Ele lutou com o Checo nas primeiras duas ou três provas e depois estava em outro planeta”, disse.

“É evidente que ele não cometeu nenhum erro durante toda a temporada e quando teve dificuldades na qualificação, como em Jeddah, foi devido a um problema mecânico. E aí ele estava sempre lá, sempre fazendo boas largadas, sem contato. O único foi Vegas. Mas acho que estamos nos aproximando um pouco mais dele, estamos… Não quero dizer que o coloquei sob pressão porque não é verdade, ele não estava sob pressão em Abu Dhabi. Mas ele estava um pouco mais sob pressão do que em Zandvoort, ou em alguns outros eventos quando estava voando.”

Apesar da melhoria da Ferrari, Vasseur admitiu que a equipe de Maranello ainda não tinha a competitividade necessária para negociar regularmente com Verstappen em condições de corrida.

Mas desde que a Ferrari consiga fornecer um carro capaz de lutar contra a Red Bull em 2024, Vasseur tem certeza de que mais erros começarão a surgir por parte dos atuais campeões.

“Não há dúvida de que ele dominou toda a temporada. E o único problema para nós é que, como todo mundo, ele cometerá mais erros quando estiver sob pressão. Mas ninguém foi capaz de pressioná-lo nesta temporada, exceto nós nos últimos dois ou três eventos, ou exceto Carlos Sainz em Cingapura. E foi aí que ele começou a cometer alguns erros, ou talvez a Red Bull tenha cometido alguns erros em termos de afinação. Estávamos muito longe para exercer esse tipo de pressão sobre eles”, acrescentou.

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Atua como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escreve notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhou na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Leave a Reply

Sair da versão mobile