A estreia de Oliver Bearman, na Fórmula 1, agradou o chefe da Ferrari. Em entrevista concedida para o canal Sky Sports, Fred Vasseur destacou os méritos do piloto.
“Ele esteve calmo desde o começo. Isso foi um grande mérito no fim de semana porque tem a pressão, ele é lembrado de ser o piloto mais jovem da Ferrari. Com certeza, é uma pressão enorme”, iniciou.
“Mas no final do dia, acho que ele foi capaz de ignorar isso de sua mente e se concentrar no mais importante”, acrescentou.
“Entendo que ele não estava focado em detalhes, mas no principal e no final tudo correu bem”, prosseguiu Vasseur.
A entrada do piloto na categoria não foi totalmente planejada. Ele conquistou a pole position, na Fórmula 2, e foi chamado em cima da hora para substituir Carlos Sainz. O espanhol adoeceu.
“Fiquei completamente impressionado com o fato de Oliver Bearman ter um fim de semana curto, sem TL1 e TL2, e sem erros”, destacou Vasseur.
Oliver Bearman largou em 11° lugar e terminou o Grande Prêmio da Arábia Saudita, na 7ª posição. O desempenho lhe rendeu o prêmio de Piloto do Dia.
“Quando pedi a ele para entrar no carro, na sexta-feira, para o treino classificatório, não esperava um fim de semana tão robusto. Ele se saiu muito bem”, elogiou o chefe da Ferrari.
“Dando um passo de cada vez nos treinos livres, fazendo uma qualificação muito forte porque perdeu o Q3 por alguns milésimos”, prosseguiu.
De acordo com Vasseur, Oliver Bearman não teve méritos apenas no resultado, mas também na forma como gerenciou a prova de Fórmula 1.
“Fiquei um pouco assustado com o procedimento da largada, do pit stop e do que ele não fez antes, mas ele estava muito sólido e não cometeu nenhum erro na corrida”, analisou.
“Ele até conseguiu acelerar no final, quando dissemos a ele que Norris e Hamilton estavam atrás dele. No geral, é um trabalho fantástico”, reforçou o chefe da Ferrari.
Fórmula 1: chance para Oliver Bearman em 2025
Atualmente, o britânico é titular no grid da Fórmula 2 e considerado um dos favoritos ao título do principal torneio de base do automobilismo mundial.
Oliver Bearman representa a Prema Racing e tem Andrea Kimi Antonelli como companheiro de pista.
O cenário para o piloto pode mudar, no ano que vem. Segundo o chefe da Ferrari, é possível que o esportista conquiste uma vaga na Fórmula 1, mesmo sem ser campeão.
“Talvez sim. Mas o mais importante é que você sabe perfeitamente que o resultado de hoje vai ficar para trás”, alertou Vasseur.
“Daqui a algumas semanas, ele vai ter que se concentrar na Fórmula 2 porque tem um grande desafio pela frente”, finalizou.