A temporada de 2023 da Fórmula 1 chegou ao seu desfecho, marcada então pela conquista do título por Max Verstappen. Como é de praxe nos últimos anos, as equipes, e até mesmo a própria categoria, organizam ações de marketing ou momentos bem interessantes para dinamizar suas redes sociais e sites.
Assim, além do tradicional e inusitado amigo secreto, a F1 retomou, neste final de ano, uma espécie de “premiação” entre os chefes de equipes, onde eles indicam os destaques do grid de pilotos ao longo da temporada.
Sem grandes surpresas, assim como no ano anterior, Max Verstappen foi eleito o melhor piloto de 2023 segundo os gerentes das equipes.
No sistema de votação, cada chefe pôde nomear os seus dez melhores, incluindo seus próprios “pupilos”. Os dez principais escolhidos por cada gerente recebem pontos idênticos distribuídos após cada Grande Prêmio (25, 18, 15, etc.). A soma desses pontos compõe a lista final dos 10 melhores.
Outro nome que merece ser destacado é o de Fernando Alonso. Principal surpresa da temporada, o bicampeão mundial voltou a brilhar e foi eleito o “melhor entre os mortais” da Fórmula 1, ficando na 2ª colocação, incríveis seis degraus a mais que a 8ª posição da última temporada.
O destaque negativo vai para Sergio Pérez, que perdeu cinco posições e caiu da 5ª para a 10ª colocação entre 2022 e 2023, apesar de seu inédito vice-campeonato. Isso escancara então a pouca popularidade do questionado mexicano também entre os de fato envolvidos com a Fórmula 1.
Confira então abaixo o ranking completo, divulgado pela própria Fórmula 1 em seu site oficial:
Max Verstappen também vence entre os pilotos
O mesmo foi feito entre os pilotos do atual grid da Fórmula 1, onde o mesmo sistema de votação foi utilizado ao decorrer da temporada.
Ainda assim, não houveram muitas surpresas e Max Verstappen também foi eleito o melhor piloto pelos seus companheiros de categoria.