A Fórmula 1 2023 reinicia após pausa para férias com o GP da Holanda, no dia 27. Saiba mais sobre a história do Grande Prêmio em Zandvoort na categoria.
Localizado em dunas de areia perto de uma cidade litorânea, o Circuit Zandvoort sediou o Grande Prêmio da Holanda entre 1948 e 1985; depois fez um retorno ao calendário da Fórmula 1 em 2021. O circuito está situado a 40 km a oeste de Amsterdã, na costa do Mar do Norte. A pista foi a única anfitriã dos 30 Grandes Prêmios da Holanda anteriores. O designer de pista John Hugenholtz, que projetou o circuito de Suzuka, é muitas vezes erroneamente atribuído como sendo o responsável pela pista de Zandvoort. Embora ele tivesse ligações com o circuito, na verdade foi um grupo de entusiastas do motociclismo holandês que projetou a pista com a ajuda de Sammy Davis, que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1927.
A via fazia uso de estradas de comunicação construídas durante a Segunda Guerra Mundial pelo exército de ocupação alemão. As corridas de 1952 e 1953 foram realizadas de acordo com as especificações da Fórmula 2, de modo que foi somente em 1955 que as máquinas da F1 enfrentaram os desafios do circuito de Zandvoort. A pista original de 4,2 km tinha várias mudanças de elevação e apresentava curvas rápidas e radicais, como a curva Tarzan.
Depois de meses de especulação, o retorno do GP da Holanda foi enfim confirmado em maio de 2019. A ascensão de Max Verstappen é certamente o fator determinante por trás do retorno do evento. Verstappen é o mais jovem vencedor do Grande Prêmio da Fórmula 1 e os torcedores holandeses aumentaram o número de público em corridas em toda a Europa desde sua estreia em 2015. Embora o circuito tenha capacidade para pouco mais de 100.000, foi relatado que mais de um milhão de torcedores solicitaram ingressos para o evento de retorno.
Conheça algumas curiosidades
O primeiro Grande Prêmio na pista, durante a era pré-F1 em 1948, foi vencido por Prince Bira, o único piloto tailandês a correr na categoria até Alexander Albon fazer sua estreia no Grande Prêmio da Austrália de 2019.
Na primeira passagem da pista no calendário, Carel Godin de Beaufort e Gijs van Lennep foram os únicos pilotos holandeses a marcar um ponto na corrida em casa, depois de terminarem em sexto em 1962 e 1973, respectivamente.
Max Verstappen deu à Holanda a primeira vitória em casa no Grande Prêmio de 2021. A nação se tornou a décima segunda a ter um vencedor em casa na Fórmula 1. Foi, aliás, a primeira vez que um novo país se juntou a essa lista em particular desde que Fernando Alonso venceu a corrida na Espanha pela primeira vez em 2006.
Jim Clark detém o recorde de mais vitórias no Grande Prêmio da Holanda, tendo vencido em Zandvoort em quatro ocasiões: 1963, 1964, 1965 e 1967.
Durante suas 31 corridas de Fórmula 1 até agora, 52 pilotos diferentes terminaram no pódio em Zandvoort.
Segundo a lenda local, a famosa curva Tarzan é uma homenagem a um homem que só abriria mão de sua horta no terreno onde seria construído o circuito se a pista tivesse uma curva com seu nome.