Menu
in ,

Conheça os 4 pilotos que já foram campeões da Fórmula 1 e da IndyCar

Com brasileiro bicampeão da F1, lista de vencedores das duas categorias possui apenas quatro nomes

Reprodução / Patrick Racing

A Fórmula 1 é a mais popular e glamurosa categoria do automobilismo, sendo a vaga em seu grid o ápice profissional para um piloto atualmente.

Ao todo, mais de 700 pilotos já passaram pela categoria desde sua criação. Entre esses, 32 brasileiros se aventuraram em ao menos uma corrida. Dessa forma, diversas histórias, das mais curtas às mais gloriosas, foram escritas nas pistas da F1.

No entanto, nos Estados Unidos, um campeonato costuma ceder novos talentos e até mesmo receber ex-pilotos da maior categoria do automobilismo, visando trazer suas emoções às pistas norte-americanas.

Conhecida por muito tempo como “Formula Indy”, a IndyCar não é tão similar à F1, tendo seus primórdios no automobilismo em 1900, mesmo sem muitos registros. Mas, com a Indy conquistando os fãs da maior potência global e com o sucesso mundial da Fórmula 1, alguns pilotos tiveram a oportunidade de passar pelas duas categorias.

A “dobradinha” Fórmula 1 e IndyCar

Entre os automobilistas que já se aventuraram em ambas, apenas quatro nomes conseguiram o incrível feito de vencer a Fórmula 1 e a IndyCar durante suas carreiras.

Conheça mais de cada um deles, além de entender melhor como foram suas trajetórias pelas duas categorias.

Mario Andretti

Uma das maiores personalidades da história do automobilismo, o ítalo americano Mario Andretti fez história nas duas categorias. Após se naturalizar americano no inícios dos anos 60, Andretti começou sua carreira na USAC, categoria que antecedeu a Fórmula Indy. Nos EUA, ele conquistou quatro títulos da IndyCar, sendo três deles sob a organização da USAC e um na era CART.

Mario Andretti obteve três títulos da Indycar antes de chegar à Fórmula 1.
Reprodução / Pinterest

Em 1968, até então tricampeão da categoria americana, Andretti fez sua estreia na Fórmula 1 pela Lotus. Ele conquistou a pole position no Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Watkins Glen. Apesar de protagonizar um início promissor na categoria mais popular do automobilismo, Andretti optou por manter sua carreira concentrada nos EUA naquele momento, competindo esporadicamente pela F1. 

No entanto, entre suas idas e vindas, o piloto fez história ao conquistar o título da Fórmula 1 em 1978, novamente correndo pela Lotus.

Andretti acumulou 128 corridas,18 poles, 19 pódios, 12 vitórias e dez melhores voltas pela F1. Sua última corrida foi o GP de Las Vegas, em 1982. O ítalo americano seguiu competindo pela Indy até 1994, conquistando seu quarto título nesse período, em 1984.

Jacques Villeneuve

Filho do lendário Gilles Villeneuve, Jacques deu início à sua carreira no automobilismo pela Indy, em 1994. Prodígio nas pistas americanas, o canadense conquistou o título da categoria já no ano seguinte, com direito a vitória nas 500 milhas de Indianápolis.

Em 1996, Jacques Villeneuve chamou a atenção da Fórmula 1 e foi convocado para competir pela Williams, conquistando uma pole position já em sua estreia. Rapidamente adaptável, ele não demorou para dominar as pistas da F1, conquistando o Mundial de Pilotos já no ano seguinte. Assim, Jacques honrou a memória de seu pai que, apesar de escrever seu nome na categoria com seu talento, nunca a venceu.

Reprodução / YouTube

O canadense continuou na Fórmula 1 até 2006, passando assim por BAR, Renault, Sauber e BMW Sauber. Ele disputou 163 corridas, acumulando 11 vitórias, 23 pódios, 13 poles e nove melhores voltas.

Emerson Fittipaldi

Partindo para os nomes que venceram a F1 antes da Indycar, temos nada menos que Emerson Fittipaldi. O piloto se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma corrida na F1 quando chegou à posição mais alta do pódio no GP de Watkins Glen de 1970, ainda durante sua primeira temporada na categoria.

Foram então dois anos até que ele se tornasse o primeiro brasileiro campeão mundial de Fórmula 1, quando conquistou o campeonato em 1972. Ele voltou a alcançar a glória pela categoria dois anos depois, conquistando também o título de 1974.

Reprodução / Youtube

Emerson Fittipaldi deixou a F1 em 1980, contabilizando 144 GPs, um bicampeonato mundial, 14 vitórias e seis poles positions, além de 35 pódios em sua bem-sucedida carreira.

Após isso, o brasileiro não ficou muito longe das pistas, se aventurando então na Fórmula Indy a partir de 1989. E foi assim que, já em seu primeiro ano, Fittipaldi marcou novamente a história do automobilismo, vencendo também um campeonato da categoria americana.

Durante seu período na IndyCar – que se encerrou apenas após um acidente em 1996 – o lendário piloto venceu a tradicional corrida das 500 milhas de Indianápolis duas vezes, em 1989 e 1993.

Nigel Mansell

Iniciando sua trajetória pela Fórmula 1 em 1980 pela Lotus, Nigel Mansell passou toda a década correndo pela categoria, passando assim também por Williams e Ferrari.

Após brigar, sem sucesso, pelos títulos 1986 e 87, o inglês enfim conseguiu sua glória na F1 conquistando o campeonato de 1992 pela Williams, já considerado um “veterano” na categoria. Já no ano seguinte, Mansell migrou para as pistas norte-americanas.

E foi assim que, em sua primeira temporada, o piloto inglês se sagrou campeão da Indycar. No mesmo ano, ele protagonizou junto à Emerson Fittipaldi algumas das melhores disputas da história dos circuitos americanos. Mansell deixou em definitivo a Fórmula Indy em 1995, retornando então à F1, onde não obteve o mesmo sucesso que anteriormente.

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Leave a Reply

Sair da versão mobile