Max Verstappen confirmou o favoritismo e, mais uma vez de ponta a ponta, venceu na Fórmula 1. Assim, o holandês da Red Bull dominou o GP do Canadá deste domingo (18), no Circuito Gilles Villeneuve. Aliás, a vitória foi importante para estabelecer duas marcas históricas.
A primeira foi a equipe Red Bull ter cruzado a bandeira quadriculada pela centésima vez na linha de chegada. E a segunda foi Max Verstappen ter igualado as 41 vitórias de Ayrton Senna, se tornando o quinto maior vencedor da história da principal categoria do automobilismo. Sobre este feito, o consultor da escuderia Helmut Marko festejou uma projeção feita anteriormente, sendo desacreditado de forma inicial.
“Alguns anos atrás, comparei Max (Verstappen) com (Ayrton) Senna e eles riram de mim. Aos poucos, os espertinhos da época estão ficando sem argumentos. Max não só evoluiu muito como piloto, mas também desenvolveu uma grande personalidade. A incrível volta classificatória que deu em Mônaco está perto da de Senna. Max é o melhor em todas as condições”, enalteceu Marko, um ex-piloto austríaco da Fórmula 1, ao portal OE24.
Além disso, o consultor da Red Bull foi sincero na comparação de Max Verstappen com seu companheiro mexicano na equipe. “Max nunca viu Checo Pérez como um perigo sério”, admitiu.
Max Verstappen pode bater recorde de Jim Clark pela Red Bull
Max Verstappen chegou à sua quarta vitória consecutiva e a sexta em oito corridas na temporada da Fórmula 1. Assim, o holandês esteve em todos os pódios de 2023 e lidera de forma disparada o campeonato, somando 195 pontos. Sergio Pérez aparece logo atrás com 126. Aliás, o mexicano venceu as outras duas corridas, corroborando o predomínio da Red Bull, que segue com 100% de triunfos no ano.
Conforme dados do portal espanhol Marca, Max Verstappen liderou 74% de todas as voltas da temporada até aqui. Então, se o holandês conseguir manter esta média com a Red Bull, irá superar a maior marca de todos os tempos, que pertence a Jim Clark, com 71,5% de aproveitamento de voltas em primeiro lugar em 1963.