A Andretti nunca esteve tão perto da Fórmula 1 quanto atualmente. A equipe comandada pelo ex-piloto Michael Andretti conseguiu a aprovação da FIA para ingressar na categoria.
A escuderia estadunidense foi a única que avançou no rigoroso processo organizado durante todo este ano pela organização máxima do automobilismo mundial. Assim, ela deve ingressar na F1 entre 2025 e 2027, mas muito provavelmente já estará no grid em 2025.
No entanto, a Andretti pode enfrentar resistência por parte das outras equipes devido às cifras consideradas baixas para a entrada na Fórmula 1, em comparação com o faturamento da competição.
Além disso, há o receio de que a receita de cada escuderia seja reduzida devido à inclusão de uma 11ª participante no grid. Nesse contexto, há pressão para que a taxa seja aumentada para 600 milhões de dólares (R$ 2,9 bilhões).
Andretti não é “bem-vinda” na Fórmula 1?
Essa resistência já é algo perceptível nas entrevistas mais recentes com membros dos bastidores da categoria. Diferente dos pilotos, que visualizam na Andretti mais dois assentos na F1, as escuderias não demonstraram apoio à aprovação da FIA.
Segundo matéria do site GPblog, o proprietário da Aston Martin, uma das equipes que compõem o atual grid, deixou claro seu descontentamento com os avanços para a chegada da escuderia de Michael à categoria.
Para Lawrence Stroll, a F1 “nunca esteve melhor” e não deveria alterar algo tão drástico em sua fórmula como o número de equipes em seu grid.
“Acho que a F1, atualmente, está em alta. O esporte nunca esteve em um lugar melhor e acredito que, se algo não está quebrado, você não precisa consertar“; opinou.
O investidor canadense reafirmou que acredita que a categoria mais famosa do automobilismo mundial está funcionando bem com o número atual de equipes e, por conta disso, não deveria aceitar a entrada de uma nova participante.
Acredito firmemente que (a Fórmula 1) está funcionando muito bem com 10 equipes no momento, e acredito que é assim que deve continuar.
Lawrence Stroll, dono da Aston Martin, sobre a entrada da Andretti na Fórmula 1.
Enquanto as novidades para os próximos anos rondam os bastidores, a atual temporada da Fórmula 1 retorna neste domingo (08), às 14h (horário de Brasília), pelo Grande Prêmio do Catar. Todo o fim de semana terá como palco o Circuito Internacional de Losail.