Menu
in

Ecclestone se diz inocente após acusação de fraude do governo britânico

Ecclestone está se declarando inocente de todas as acusações relacionadas à fraudes promovidas pelo governo britânico

ecclestone

Divulgação / FIA

O ex-presidente-executivo da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, se declarou inocente de uma acusação de fraude fiscal apresentada contra ele por promotores do Reino Unido em uma medida que balançou o mundo do automobilismo.

Cabe ressaltar que Ecclestone, responsável número 1 da F1 quando a categoria era controlada pela FIA, enfrenta uma acusação de fraude fiscal em relação ao seu suposto fracasso em declarar centenas de milhões de dólares em um fundo de Cingapura ao governo britânico.

O homem de 92 anos compareceu ao Southwark Crown Court de Londres na terça-feira (6), onde confirmou seu nome e se declarou inocente de todas as acusações de fraude entre julho de 2013 e outubro de 2016. O britânico enfrentará julgamento em 16 de novembro, após uma investigação mundial do escritório de impostos.

A palavra da acusação contra Becclestone

Os promotores alegam que o ex-chefe da F1 não declarou um fundo em Singapura com uma conta bancária de cerca de £ 400 milhões (valor acima de R$1 bilhão) quando questionado sobre quaisquer fundos estrangeiros em que ele estava envolvido.

Entende-se que Ecclestone alegou ter estabelecido “apenas um único fundo” em favor de suas três filhas e que ele “não era o colono nem o beneficiário de qualquer fundo dentro ou fora do Reino Unido”.

A acusação contra ele foi autorizada pelo Crown Prosecution Service (CPS) em julho do ano passado, após uma investigação do HMRC, o escritório de impostos do Reino Unido. Os promotores acusaram o ex-chefão da F1 de agir “desonestamente” e pretender lucrar com as reivindicações. Ecclestone deixou o cargo de executivo-chefe da F1 em 2017, após um reinado de quatro décadas no esporte.

Desde quando ele deixou o cargo, a F1 teve outros líderes até cair nas mãos da Liberty Media, grupo norte-americano responsável por controlar a categoria e apresentar mudanças diversas.

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Leave a Reply

Sair da versão mobile