Logo após deixar a McLaren no fim do ano passado, Daniel Ricciardo retornou à Red Bull como piloto reserva. Mas surgiu a oportunidade de um regresso à Fórmula 1 através da AlphaTauri, equipe também de propriedade da empresa austríaca de energéticos.
Com o baixo rendimento de Nyck de Vries, Daniel Ricciardo herdou a vaga do holandês no cockpit da AlphaTauri. Nos dias seguintes ao GP da Inglaterra de Fórmula 1, no circuito de Silverstone em julho, o australiano realizou testes dos pneus Pirelli com a Red Bull.
“Fiquei silenciosamente impressionado”, disse engenheiro sobre teste de Daniel Ricciardo
Assim, a performance de Daniel Ricciardo entusiasmou a equipe austríaca. Em entrevista para o podcast Talking Bull, o engenheiro Simon Rennie, que participou ao lado do próprio piloto, enalteceu o desempenho de Ricciardo.
“Não dava para perceber que ele não andava de carro há oito meses”, disse Rennie, que supervisionou o teste em Silverstone. “É como se você tivesse dirigido o carro na semana passada, não no ano passado. Isso foi bastante… não sei se você ficou surpreso com isso, mas fiquei silenciosamente impressionado“, declarou o engenheiro da Red Bull.
Daniel Ricciardo descreveu o treino considerado fundamental para o seu retorno à Fórmula 1. “Senti que ganhei velocidade relativamente rápido e tudo que eu realmente queria tirar do teste, consegui”, disse o piloto.
O australiano estrearia na AlphaTauri na corrida seguinte à de Silverstone, no GP da Hungria, realizado no último dia 23 de julho. Entretanto, Daniel Ricciardo sofreu uma fratura no mês passado, ao machucar a mão esquerda durante os treinos livres para o GP da Holanda.
O automobilista está sendo substituído pelo neozelandês Liam Lawson. Conforme o chefe da Red Bull, Christian Horner, Ricciardo deve voltar à Fórmula 1 a partir do GP do Catar, na primeira semana de outubro.