Logo após 10 corridas e nenhum ponto conquistado, Nyck de Vries foi afastado da AlphaTauri, a segunda equipe da Red Bull na Fórmula 1. Desse modo, Daniel Ricciardo substituirá o piloto holandês a partir da próxima etapa, no GP da Hungria em 23 de julho.
Conforme o jornal espanhol Marca, o chefe da Red Bull, Christian Horner, e o consultor da equipe líder da Fórmula 1, Helmut Marko, se impressionaram com Ricciardo. Dessa forma, o experiente piloto australiano, reserva na escuderia austríaca, impressionou nos testes que realizou em Silverstone com o modelo RB19, utilizando pneus Pirelli.
Então, Horner teria telefonado para Marko. Assim, o chefe da equipe austríaca ressaltou que os tempos obtidos por Daniel Ricciardo seriam suficientes para obter o oitavo lugar no grid do GP da Inglaterra, no treino oficial do último sábado (08). Poucos minutos depois, o consultor ligou para De Vries comunicando a sua dispensa.
“De Vries era sempre mais lento que Tsunoda”, disse o consultor da escuderia que domina a Fórmula 1
Ao jornal holandês De Telegraaf, Helmut Marko justificou uma razão técnica para a decisão sobre Nyck De Vries, citando o piloto japonês que é companheiro do holandês na AlphaTauri.
“Esperávamos que fosse pelo menos igual a Tsunoda este ano, mas não foi. Na verdade, esteve sempre três décimos de segundo mais lento. Não vi nenhuma melhora nas primeiras dez corridas da temporada“, esclareceu o dirigente.
Nesse sentido, a performance considerada insuficiente de De Vries gerou desentendimentos entre Marko e Horner. Posteriormente, ambos chegariam à convicção de que o holandês estava abaixo do que era pretendido pela Red Bull.
Assim, Marko concluiu que não havia mais tempo a perder. Dessa forma, a equipe austríaca optou pela intervenção na AlphaTauri. “Por que esperar e o que importa duas corridas se você não vê melhorias?”, questionou. Então, se referiu às duas provas da segunda quinzena de julho, faltantes para o início das férias de verão na Europa.
Por fim, Helmut Marco lamentou a atuação de De Vries: “A velocidade simplesmente não estava lá e infelizmente ele nunca fez uma super volta”, avaliou o consultor austríaco, concluindo que Daniel Ricciardo “traz nova energia para a equipe”.