Sem compromissos oficiais na Fórmula 1 neste fim de semana, as equipes seguem na preparação para o GP do Canadá na semana seguinte. Charles Leclerc, da Ferrari, venceu a última corrida, em Mônaco.
Quem ainda digere o resultado no principado é a Red Bull. Líder da temporada, Max Verstappen amargou o 6º lugar. Sergio Pérez sequer concluiu a prova após se envolver em acidente com Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, dupla da Haas. Na etapa anterior, em Ímola, o holandês venceu no “sufoco”, seguido de perto por Lando Norris, da McLaren, enquanto seu companheiro terminou na modesta 8ª posição.
Ex-engenheira de estratégia da Fórmula 1 e comentarista da Sky Sports, Bernie Collins acredita que a RBR assumiu um risco com o RB20 para a temporada. “Acho que a grande preocupação é que eles começaram o ano com um conceito de carro muito diferente do que já vimos antes. Todos ficamos um pouco surpresos que eles mudariam o carro de alguma forma, visto o quão forte o carro tinha sido”, detalhou.
“Todas essas pequenas coisas com um conceito de carro diferente não dão muitas garantias. Vi um conceito diferente e pensei que era um risco. Agora estamos vendo que a Red Bull pode estar sofrendo para fazer atualizações”, finalizou. Bernie atuou como estrategista na Force India e posteriormente na Aston Martin.
A dominância da RBR visivelmente diminuiu. Na temporada passada, Verstappen foi absoluto ao vencer 19 das 22 corridas do calendário. Neste ano, antes da metade do calendário, a Ferrari já obteve dois triunfos e a McLaren outro.
Temporada da Fórmula 1
Atual tricampeão da categoria, Verstappen lidera a classificação com 169 pontos, 31 à frente do vice, Leclerc. Pérez, com 107, caiu para o 5º lugar. Assim, a Red Bull segue no topo do campeonato de construtores. Entretanto, com 276 pontos, a vantagem sobre a Ferrari caiu para apenas 24 pontos.
A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP do Canadá, com os primeiros treinos livres a serem realizados no dia 07/06 e a corrida em 09/06, às 15h.