Apesar de ainda estar à frente na disputa interna da Ferrari, Charles Leclerc parece insatisfeito com seu desempenho na temporada de 2023. Ele não conquistou nenhuma vitória na Fórmula 1, apesar de em Las Vegas, talvez, merecesse mais do que qualquer outro piloto.
Apesar disso, o monegasco ainda se apresenta como uma das principais ameaças ao dominante Max Verstappen, a quem chegou a dar trabalho por um período da temporada de 2022, quando terminou com o vice-campeonato.
Segundo apontado por recente matéria do portal GPblog, René Arnoux, ex-piloto da Ferrari entre 1983 e 1985, é um dos especialistas que creem em uma maior competitividade entre Charles e Max dentro dos próximos anos.
“Leclerc tem sido muito regular, mais do que Carlos (Sainz, seu companheiro na Ferrari). Para mim, ele pertence ao pequeno grupo dos melhores, assim como Verstappen“; iniciou o francês. “Max pode ter mais coragem ou caráter, mas você deve se lembrar de que, com aquele carro (da Red Bull), tudo é mais fácil para ele“; opinou.
Ainda segundo o ex-automobilista de 75 anos, a Ferrari deve renovar o contrato de Leclerc e lhe dar um carro tão competitivo quanto o da Red Bull Racing.
“Charles está esperando não apenas por um novo contrato, mas também por um carro com o qual ele possa brigar até o final por um Grande Prêmio como fazia no início […] um carro que seja bom o suficiente para competir com Verstappen pelo campeonato“; analisou Arnoux.
Ferrari brigou pelo vice-campeonato
Atual equipe de Leclerc e que já contou com Arnoux como seu piloto, a Ferrari não vive seu melhor momento. Ainda assim a Scuderia quase conquistou o segundo lugar no campeonato de construtores da Fórmula 1 pela segunda vez seguida.
No que diz respeito aos cofres da escuderia, alcançar essa posição teria sido uma surpresa extremamente positiva, mas as ambições da equipe italiana costumam ir muito além do vice-campeonato.
Em recente entrevista, Frederic Vasseur, chefe de equipe da Ferrari, fez uma espécie de retrospectiva e alegou que 2023 foi um ano positivo, mas de expectativas altas demais após o excelente desempenho em 2022.
“Acho que o nível de expectativa era um pouco alto demais no início da temporada“; justificou Vasseur, antes então de destacar pontos positivos de sua equipe em 2023.
“Mas o que eu gostaria de ter em mente nesta temporada é a reação da equipe […] Coletivamente, demos um grande passo à frente, e isso é bom para o futuro. É com base nessa progressão que pretendemos construir o próximo ano“; destacou o francês.