Max Verstappen se sagrou tricampeão do Mundial de Pilotos de forma antecipada em 2023, após a corrida sprint do GP do Catar, no início de outubro. Este é o terceiro título consecutivo do ainda jovem piloto de 26 anos.
Definitivamente um prodígio, o neerlandês estreou na categoria mais popular do automobilismo em 2015, com apenas 17 anos. Dessa forma, Vespa se tornou o o piloto mais jovem a estrear pela Fórmula 1.
Desde seu início pela então empresa satélite Toro Rosso, Max mantém seu excelente relacionamento com o grupo Red Bull, um casamento que não deve acabar antes do fim de seu contrato em 2028.
No entanto, a dúvida que paira em relação ao futuro de Max Verstappen é se o mesmo decidirá prolongar seu vínculo com a RBR ou optará por deixar a F1 daqui há cinco anos. Ao fim de 2028, o neerlandês ainda terá 31 anos de idade, mas já declarou anteriormente que não deseja passar toda sua carreira na categoria.
Ex-F1 não aposta em aposentadoria
Segundo o portal GPblog, apesar do desejo público de Vespa, Johnny Herbert, ex-piloto de Fórmula 1, declarou não acreditar que o tricampeão se aposentará da categoria ao fim de seu contrato atual.
Para Herbert, o número de títulos mundiais conquistados por Lewis Hamilton e Michael Schumacher deve servir de motivação para Verstappen continuar competindo: “Max está muito ciente de que tem talento para provavelmente superar isso. Essa é sua motivação“.
Johnny acredita que potencialmente o neerlandês possa participar de provas como Le Mans, mas não deixará de manter seu foco na Fórmula1: “Ele está crescendo, amadurecendo e percebendo que existe vida fora da bolha da F1. Acho que todo o seu comportamento e mentalidade são voltados para a vitória. Ele pode fazer Le Mans com seu pai. Mas seu foco principal é e contiuará sendo a F1“.
Apesar de suas apostas, o ex-automobilista britânico também destacou o fato de Max se atentar a outras categorias e acredita que sua família, como seu pai Jos Verstappen, possui grande influência nisso.
“Ele sabe que pode aproveitar a vida de uma maneira diferente e que nem tudo se resume a essa bolha. Talvez seja a família que esteja começando a entrar em sua cabeça“; encerrou Herbert.
Por enquanto, Max Verstappen e seu RB19 retornam às pistas no próximo domingo (26), às 10h (horário de Brasília), para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, o último desta temporada. Todo o fim de semana de Fórmula 1 terá então como palco o Circuito de Yas Marina.