Piloto com carreira na Fórmula 1 entre 2007 e 2013, Heikki Kovalainen foi diagnosticado com um aneurisma da aorta ascendente, durante exame de rotina no fim do ano passado. Mesmo sem sintomas, o piloto finlandês de 42 anos apresentava um aumento anormal de vasos sanguíneos cardíacos.
O vencedor do GP da Hungria de 2008 pela McLaren precisou interromper a carreira nos esportes a motor. Até o ano passado, Kovalainen corria em eventos do Mundial de Rali e da Extreme E. O piloto foi submetido a um procedimento cirúrgico recentemente na Finlândia.
Em vídeo nas suas redes sociais, o automobilista atualizou a sua situação para seus seguidores. “Nos últimos meses, tenho analisado, com uma equipe de médicos, minhas opções. Decidimos fazer uma operação. Fui operado na semana passada no Hospital Universitário de Tampere, na unidade cardíaca de lá”, esclareceu no Instagram.
Kovalainen passou por uma cirurgia com coração aberto
Kovalainen seguiu detalhando o processo pelo qual passou. “Foi uma cirurgia de coração aberto, então tenho marcas para sempre no peito. Mas a cirurgia correu bem”, relatou.
“Recortamos a parte doente da aorta ascendente e colocamos um enxerto artificial. Tudo ocorreu bem. Obviamente foi uma grande operação. Alguns dias depois da operação, eu estava me sentindo um pouco mal, mas as coisas melhoraram muito desde então”, contou o piloto.
O automobilista, que defendeu Renault, McLaren, Caterham e Lotus na Fórmula 1, já se encontra em casa em recuperação.
“As perspectivas são bastante boas. Existe uma oportunidade de se recuperar totalmente e recuperar a forma física total, mas é claro que só o tempo dirá como tudo vai funcionar”, falou Kovalainen. “O principal é obviamente que o osso do peito tenha tempo de cicatrizar. E feito tudo isso, se tudo correr bem, espero poder voltar à minha rotina normal”, finalizou.
Ex-companheiro de Kovalainen na McLaren, Lewis Hamilton mandou uma mensagem para o finlandês. “Fique bom logo, Heikki, orando por você”, escreveu o britânico.