Atual tricampeão da Fórmula 1, Max Verstappen já aparece na prateleira dos maiores pilotos da história da categoria. Para o ex-piloto Martin Brundle, entretanto, isso não significa necessariamente que o holandês seja de fato o melhor de todos os tempos.
Durante uma sessão de perguntas e respostas na Sky Sports, o comentarista da emissora britânica falou sobre o piloto da Red Bull. Brundle diz não é possível cravar que Verstappen é melhor que nomes como Ayrton Senna, Alain Prost, Michael Schumacher ou Lewis Hamilton.
“O que eu acho é que Max tem o talento, o toque – como uma espécie de Senna que sente a aderência – e agora ele tem a confiança e a experiência para fazer isso na qualificação, corrida, chuva, sol, bandeiras vermelhas, reinício”, disse o comentarista da Sky Sports.
+ Horner não questiona motivação de Verstappen após tricampeonato: “Ele quer vencer”
O ex-piloto, contudo, concordou com a análise de um fã que comparou Verstappen com outras lendas da Fórmula 1. A análise diz que o tricampeão tem a “velocidade bruta” de Senna, a “potência fluida” de Prost e a “habilidade metronômica” de Schumacher.
Em 2023, Verstappen conquistou seu terceiro título consecutivo da Fórmula 1 com marcas expressivas. O holandês dominou o campeonato do início ao fim, vencendo 19 dos 22 Grandes Prêmios.
Horner vê Verstappen entre os melhores da história:
Para Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, o desempenho de Verstappen na temporada de 2023 o coloca em uma prateleira especial. Horner diz que o holandês merece ser reconhecido como um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1.
“Max foi simplesmente incrível este ano. Acho que nenhum de nós pensou que, depois de 2022, conseguiríamos melhorar isso. Ele quebrou todos os recordes, estraçalhou os recordes. E como piloto, a maneira como ele cresceu, ele está constantemente evoluindo”, disse Horner em conversa com a imprensa.
“Com os recordes que ele agora alcançou, tornando-se o terceiro piloto com mais vitórias na Fórmula 1, um tricampeão mundial, com a estatística de mais vitórias em uma temporada, e tudo o que ele fez, você tem que começar a falar sobre ele entre alguns dos maiores nomes do esporte. Acho que ele conquistou sua posição lá. E o que é fenomenal é que ele fez isso aos 26 anos de idade. Ele ainda tem muitas corridas pela frente”, completou.