A F1 contemplou neste domingo (28), a sua 14ª etapa da temporada 2024, e pela segunda vez no ano, Lewis Hamilton terminou no lugar mais alto do pódio, em uma corrida marcada por emoções desde a largada em Spa-Francorchamps, na Bélgica, e reviravolta após a bandeirada final, com a desclassificação de George Russell.
O piloto britânico chegou a vencer a prova, mas os comissários de prova identificaram um excesso de peso no carro da Mercedes, impactando diretamente na sua eliminação. Com isso, Hamilton foi declarado o P1, seguido de Oscar Piastri e Charles Leclerc.
No páreo pelo Mundial de Construtores, a McLaren conseguiu reduzir ainda mais a frente da Red Bull, muito por conta de um novo rendimento baixo de Sergio Pérez.
Com o segundo lugar de Oscar Piastri e o quinto posto de Lando Norris, a escuderia conseguiu reduzir a distância para 42 pontos. Líder do páreo por pilotos, Max Verstappen ainda buscou uma corrida de recuperação, saltando da 11ª posição para o quarto lugar, após ter perdido dez posições por conta da troca de motor. Checo Pérez, no entanto, ficou com o sétimo lugar, após a reviravolta.
Além da briga entre Red Bull e McLaren, a Ferrari também se coloca no pleito, com 345 pontos e um crescimento de Charles Leclerc e Carlos Sainz. Mercedes, com 266 pontos, enquanto a Aston Martin, com 73, fecham o top-5.
No pleito pelo Mundial de Pilotos, Max Verstappen chegou aos 277 pontos, abrindo frente para Lando Norris, que aparece com 199 tentos. Charles Leclerc é o terceiro, com 177.
Veja a classificação da F1 por Construtores
1) Red Bull/Honda RBPT, 408 pontos
2) McLaren/Mercedes, 366
3) Ferrari, 345
4) Mercedes, 266
5) Aston Martin/Mercedes, 73
6) RB/Honda RBPT, 34
7) Haas/Ferrari, 27
8) Alpine/Renault, 11
9) Williams/Mercedes, 4
10) Sauber/Ferrari, 0
Cronograma terá pausa
Após a disputa de Spa-Fracorchamps, a Fórmula 1 só retorna no dia 22 de agosto, com o circuito de Zandvoort, na Holanda, contemplando assim quase um mês de pausa no calendário. Ao todo, mais dez provas serão realizadas para o fechamento da temporada, incluindo o GP de Interlagos, em São Paulo, programado para os dias 1 a 3 de novembro, podendo assim ser decisivo nas duas disputas.