Menu
in

F1 hoje: Ferrari e Aston Martin sofrem com atualizações

A pequena equipe Haas consegue solucionar mais problemas do que as gigantes Ferrari e Aston Martin, entenda os motivos

Ferrrari

Ferrari e Aston Martin vêm sofrendo com atualizações (Reprodução/F1)

Ferrari e Aston Martin estão sofrendo com as atualizações feitas na Fórmula 1 em 2024. A scuderia italiana, por exemplo, batalha há meses com um problema no assoalho do SF-24.

A Ferrari, após introduzir uma atualização no GP da Espanha, viu o problema piorar. A equipe chegou a tentar soluções nos Grandes Prêmios da Hungria e da Bélgica, porém, sem muito sucesso.

Os engenheiros da Ferrari seguem lutando para revolver os problemas do SF-24 e também os defeitos que surgiram depois da atualizações ocorridas na Espanha, Hungria e Bélgica.

O assoalho segue preocupando. Em pistas de alta velocidade, o carro “salta” muito. No entanto, não há ainda certeza de quando isso será completamente solucionado.

Já na Aston Martin os problemas também têm criado muitos ruídos entre pilotos e equipe. Fernando Alonso já fez críticas públicas ao time. Hoje, no entanto, Alonso afirmou que o time parece ter finalmente entendido quais são os problemas do carro.

Também na Aston Martin alguns pacotes de atualizações não funcionaram. Por exemplo, as mudanças implementadas em Ímola, segundo os próprios pilotos, tornaram o carro mais difícil de pilotar.

Um dos pontos que mais preocupava era a asa dianteira. Com uma mudança dessa peça no GP de Silverstone, o time conseguiu pontuar com os dois carros. Portanto, as atualizações podem melhorar muito, mas podem prejudicar as equipes.

A Haas é um bom caso em 2024. A equipe, apesar de pequena, conseguiu ganhar força na competição ao resolver rapidamente problemas que seus carros apresentaram nessa temporada.

A grande luta é conseguir um carro equilibrado. Em muitos casos, as atualizações melhoram os carros em alguns trechos das pistas, mas pioram em outros. Ter um carro com bem desempenho tanto nos trechos de alta velocidade quando nos mais lentos é o grande desafio.

Escrito por Renato Roschel

Editor-chefe do Nas Pistas. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

Leave a Reply

Sair da versão mobile