A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) definiu o formato do fim de semana de sprint para a temporada de 2024 da Fórmula 1. Alvo de críticas e motivo de inúmeros debates, a corrida sprint terá uma mudança considerável em seu cronograma.
A partir de 2024, a primeira sessão de treinos livres será realizada na sexta-feira, seguida pela Sprint Shootout. Ademais, a corrida sprint e a classificação para a corrida de domingo serão realizadas no sábado.
O ajuste foi definido em uma reunião com opresidente da F1, Stefano Domenicali, e Nicolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA. As mudanças, contudo, ainda serão submetidas ao Conselho Mundial do Esporte a Motor em 28 de fevereiro. Ou seja, três dias antes do começo da temporada, em 2 de março, mas não deve ter problemas.
+ Verstappen volta a criticar formato sprint: “Me sinto perdido, é como um circo”
Para a atual temporada, a princípio a previsão é de que sejam disputadas seis corridas sprints: nos GPs da China, Miami, Áustria, Estados Unidos, São Paulo e Catar. Vale lembrar que sessão concede até oito pontos extra para os oito primeiros colocados.
Com a mudança, os finais de semana de corrida sprint na Fórmula 1 nesta temporada serão assim:
SEXTA-FEIRA:
- Primeiro treino livre (60 minutos);
- Classificação para a corrida sprint (44 minutos,com Q1, Q2 e Q3).
SÁBADO:
- Classificação para a corrida de domingo (60 minutos, com Q1, Q2 e Q3);
- Corrida sprint de 100 km.
DOMINGO:
- Corrida principal.
Confira o comunicado divulgado pela FIA sobre a mudança na Sprint:
“Após o apoio anterior da Comissão de F1 para uma atualização do fim de semana do sprint, houve acordo para uma reordenação das sessões, com o treino livre 1 e a classificação da sprint ocorrendo na sexta-feira, a corrida curta e a classificação do GP no sábado e o GP no domingo.
Os ajustes regulatórios para essas mudanças serão apresentados ao Conselho Mundial de Automobilismo (WMSC) em 28 de fevereiro.
Foi acordada uma proposta para aumentar a alocação de unidades de potência para quatro por piloto para as temporadas de 2024 e 2025.
A ativação do DRS para a corrida será antecipada para uma volta, em vez de duas voltas após o início da corrida, ou o reinício após um safety-car.
Ademais, a Comissão também discutiu uma série de temas relacionados com o Regulamento de 2026, em particular questões financeiras e de sustentabilidade. E por fim, outras pequenas atualizações do Regulamento Técnico, Desportivo e Financeiro de 2024 foram aprovadas pela Comissão.”