Carlos Sainz Jr. foi o último piloto da F1 a definir seu futuro para 2025. De saída da Ferrari ao final da temporada, o espanhol assinou com a Williams.
O movimento chegou a surpreender fãs e membros da imprensa especializada. Muito se especulava sobre um acerto com Mercedes, visto que Lewis Hamilton irá para a escuderia vermelha em janeiro, ou Red Bull, já que Sergio Pérez não vem convencendo nos últimos meses. Ainda, a KICK Sauber, que se tornará Audi em 2026, vinha sendo apontada como possível destino.
Quem falou sobre o assunto foi Helmut Marko. Em coluna no portal austríaco Speedweek, o conselheiro da RBR afirmou ser “compreensível” a transferência, apesar de achar “trágico” por conta do desempenho atual na F1.
“A Audi certamente não será uma (alternativa) no próximo ano se você observar seus sucessos. E a Alpine não sabe se receberá o motor Mercedes em 2025 ou não até 2026. Eu diria que essa foi a melhor solução para ele (Sainz) na situação dele. É claro que é trágico que ele tenha sua melhor temporada na Ferrari e não consiga um vaga em uma equipe de ponta. Mas algo precisa ser feito na Williams, ele também tem um motor forte lá. E supostamente ele tem uma cláusula em seu contrato que lhe permite sair caso uma oferta venha de um time muito melhor colocado”, detalhou.
Apesar dos rumores sobre a suposta cláusula, o chefe de equipe da Williams, James Vowles, desmentiu publicamente a possibilidade.
Temporada da F1
Atual tricampeão da categoria, Max Verstappen, da Red Bull, lidera a classificação dos pilotos com 277 pontos. Lando Norris, da McLaren, é o vice, com 199. Sainz aparece na 5ª posição, com 162.
A F1 volta com tudo somente no último fim de semana de agosto, para a etapa da Holanda.