Menu
in

F1 hoje: Helmut Marko culpa Max Verstappen e Lando Norris por incidente no GP da Áustria

Conselheiro sugeriu que a Red Bull deveria ter interferido na disputa entre Max Verstappen e Lando Norris antes do incidente

Helmut Marko

Reprodução: Twitter/Red Bull

O Grande Prêmio da Áustria vencido por George Russell teve outros protagonistas. Max Verstappen e Lando Norris se envolveram em um incidente e trocaram farpas após a corrida. Quem levou a pior foi o piloto da McLaren, que precisou abandonar a prova. O atual tricampeão, por sua vez, cruzou a linha de chegada na quinta colocação e somou 18 pontos.Entre acusações de ambos os lados, Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, afirmou que os dois pilotos tiveram culpa no incidente.

Em entrevista à Servus TV, Marko afirmou que Verstappen e Norris “pilotaram de maneira desnecessariamente feroz”.

“Perdemos a vitória devido a vários fatores. O fato de que nosso pit stop deu errado, o que colocou Lando na janela do DRS. Nossa expectativa era que os pneus duros fossem a melhor escolha, mas acabou não sendo o caso. As temperaturas ficaram abaixo do esperado. Isso significou que Lando tinha pneus novos em seu último stint e nós usados. Isso também foi um fator. Além disso, Max travou após sua parada na curva 4. Tudo isso junto dificultou as coisas para nós”.

+ Helmut Marko pede fim de brigas na Red Bull após embate entre Horner e Jos Verstappen

“Acho que os dois pilotaram de maneira desnecessariamente feroz. Ao fazer isso, talvez devêssemos ter interferido também porque sabíamos que havia uma investigação em andamento sobre Lando e os limites da pista. Só não sabíamos ainda se ele seria punido. Olhando para trás, você poderia dizer ‘ok, deixe-o passar’. Mas vejamos o lado positivo: aumentamos nossa liderança nos campeonatos de pilotos e construtores. Foi uma ótima luta até que de alguma forma degenerou. Quem freia onde, quem excede mais os limites de pista ao invés de se concentrarem em um final justo”, acrescentou.

Lando Norris cobra pedido de desculpas:

Visivelmente irritado após o Grande Prêmio da Áustria, Lando Norris falou sobre a possibilidade de encerrar a amizade com Verstappen por causa do ocorrido. O piloto da McLaren cobrou que o holandês assuma o erro pelo incidente.

“Não sei, (retomar a amizade com Max Verstappen) depende do que ele disser. Se ele disser que não fez nada de errado, então perderei muito respeito por ele. Se ele admitir que foi estúpido, que bateu em mim e que foi um tanto imprudente, ainda o respeitarei um pouco. Mas ainda é difícil aceitar isso quando estamos lutando pela vitória, tento ser justo e ele não é”, disse Norris à Skysports F1.

Verstappen, por sua vez, negou que tenha sido agressivo na disputa pela liderança da corrida. O holandês optou passar panos quentes na situação, mas ainda prometeu conversar com Norris sobre o ocorrido.

“Estou aqui para vencer, não para terminar em segundo. Quando você está lutando pela vitória, por que não pode lutar da maneira mais difícil”, disse Verstappen.

“Claro que falaremos sobre isso. No momento, acho que não é o ponto certo. É melhor apenas deixar as coisas esfriarem, idealmente. Estávamos lutando hoje e Lando tentou se movimentar por fora, e então tocamos os pneus traseiros. Estava muito quente e imediatamente tivemos um furo. Da minha parte, pareceu uma jogada estranha, mas obviamente precisamos revisar isso”, acrescentou.

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile